Ensinar Filosofia ou filosofar?

José Francisco Xarão

Resumo


O artigo propõe discutir duas ideias básicas: a primeira é que aprender filosofia não é simplesmente decorar conceitos, teorias ou conclusões a que filósofos consagrados já chegaram. A segunda é que ensinar filosofia tem pouca ou nenhuma relação com longas aulas, ainda que incrementadas com todos os recursos didáticos disponíveis. Essa discussão remete à conclusão de que só podemos aprender filosofia filosofando.


Palavras-chave


Estudante; Filosofia; Ensino

Texto completo:

PDF

Referências


A Origem (Inception), 2010. Longa metragem, EUA/Reino Unido. Direção: Christopher Nolan.

ARANHA, Maria Lucia; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 4 a ed. São Paulo: Moderna, 2009.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. 7ª.ed., Trad. Roberto Raposo. São Paulo : Companhia das Letras, 1997.

ASPIS, Renata Pereira Lima. Professor de Filosofia: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio Como Experiência Filosófica. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305-320, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22832.pdf. Acesso em 26 mai. 2017.

BENETTI, Cláudia Cisiane. Filosofia e ensino, singularidade e diferença: entre Lacan e Deleuze. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13a ed. São Paulo: Ática, 2003.

DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Os Pensadores) GALLO, Silvio; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.). Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.

GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Omar (orgs). Filosofia no ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. 8ª.ed., Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

KANT, Imannuel. Crítica da razão pura. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção “Os Pensadores”).

KOHAN, Walter Omar. Sobre o ensinar e o aprender... Filosofia. In.: Piovesan, Américo; Eidt, Celso etti alli. Filosofia e ensino em debate. Ijui: EdUnijui, 2002. (Col. Filosofia e Ensino, 2), p. 175-192.

MATRIX, 1999. Longa metragem, EUA. Direção: Lana Wachowski, Lilly Wachowski.

MORTON, Adam. Philosophy in Practice: An introduction to the Main Questions. 2ª.ed., Malden (Massachussetts): Blackwell publishing, 2004.

MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002.

PLATÃO. A República. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 1997 (Círculo do Livro). Disponível em: http://www.portalfil.ufsc.br/republica.pdf. Acesso em 29 mai. 2017.

ROCHA, Ruth. Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias. São Paulo: Moderna, 1999.

SARDI, Sérgio. A filosofia pode ser ensinada? Sobre o viver, o escutar, o prazer e outras dimensões do filosofar. In.: Piovesan, Américo; Eidt, Celso et alii. Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Unijuí, 2002. (Col. Filosofia e Ensino, 2), p. 561-573.

SÁTIRO, Angélica; WUENSCH, Ana Míriam. Pensando melhor - iniciação ao filosofar. 4.ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2003.

SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065727423

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________