A reestruturação do currículo do Ensino Médio e a interdisciplinaridade

Autores

  • Rafael da Silva Cortes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065723826

Palavras-chave:

Currículo, Ensino médio, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo procura abordar o tema da organização interdisciplinar nos currículos nacionais para o Ensino Médio. Para tanto, recordamos a temática da interdisciplinaridade nos documentos oficiais, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) até as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica de 2013 e constatamos que existem poucas propostas metodológicas de organização colaborativa dos currículos. Sendo assim, apresentamos a “transversalidade pedestre” como proposta de organização interdisciplinar do currículo, utilizadas em aulas de filosofia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por fim, refletimos sobre as vantagens da metodologia apresentada dentro do contexto de crescente exigência de currículos integrados na última etapa da educação básica.

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Biografia do Autor

Rafael da Silva Cortes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Referências

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Cortes, R. da S. (2016). A reestruturação do currículo do Ensino Médio e a interdisciplinaridade. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(2). https://doi.org/10.5902/2448065723826

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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