A reestruturação do currículo do Ensino Médio e a interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065723826Palavras-chave:
Currículo, Ensino médio, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo procura abordar o tema da organização interdisciplinar nos currículos nacionais para o Ensino Médio. Para tanto, recordamos a temática da interdisciplinaridade nos documentos oficiais, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) até as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica de 2013 e constatamos que existem poucas propostas metodológicas de organização colaborativa dos currículos. Sendo assim, apresentamos a “transversalidade pedestre” como proposta de organização interdisciplinar do currículo, utilizadas em aulas de filosofia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por fim, refletimos sobre as vantagens da metodologia apresentada dentro do contexto de crescente exigência de currículos integrados na última etapa da educação básica.Downloads
Referências
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: DF, 1996.
_____. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002.
GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Cem anos de solidão. Tradução de Eliane Zagury; ilustrações de Carybé. RJ: Record, 2006.
_____. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2013.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Trad. de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNESCO, 2000.
OLIVEIRA, Daniela Machado de; FULGENCIO, Leopoldo Pereira. “Contribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para educação”. In: Psicologia em revista. Belo Horizonte, v. 16, p. 64 – 80. 2010.
ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago editora. 1975.