Letramentos acadêmicos em comunidades de prática: culturas disciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148525326

Palavras-chave:

Academic literacies, Scientific productivity, Communities of knowledge production, Legitimate peripheral participation, Teaching of textual production

Resumo

Práticas pedagógicas de escrita acadêmica requerem o conhecimento das práticas de letramentos pertinentes aos diferentes contextos disciplinares na academia. Partindo desse pressuposto, mapeamos os letramentos acadêmicos em sete comunidades disciplinares: Educação, Linguística (Humanidades), Física, Zoologia (Ciências Naturais e Exatas), Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Mecatrônica (Tecnologias). Analisamos, a partir de um corpus de 466 CVs, a produção escrita, entre 2012 e 2015, de pesquisadores renomados, conforme cinco categorias: 1) área de atuação; 2) distribuição geográfica; 3) gênero social; 4) nível de bolsa PQ/CNPq; 5) frequência da publicação. Os resultados apontam diferenças tanto entre as áreas, associadas a particularidades de comunidades disciplinares, quanto a diferentes gêneros na Participação Periférica Legítima dos participantes. Entendemos que propostas de ensino de escrita que visem qualificar a produção científica beneficiar-se-ão de levantamentos dos gêneros mais pertinentes em determinada comunidade, ao promoverem um ensino situado, que considere possíveis diferenças nos letramentos acadêmicos de diferentes comunidades.

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Biografia do Autor

Désirée Motta-Roth, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora Titular de Inglês, Análise Crítica do Discurso e Teoria de Gêneros Discursivos, do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria, onde leciona desde 1984 e atua como coordenadora científica do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação desde 1998. É Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), Mestre em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Doutora em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), com estágios de Pós-Doutorado no English Language Institute da Universidade de Michigan (Set/2002 a Jan/2003) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Mar a Set/2009).

Anelise Scotti Scherer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Atua como professora adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2016 e 2019, foi professora de inglês (Ensino Médio e Técnico) no Colégio Técnico de Campinas (COTUCA/Unicamp). Fez Doutorado (2017) e Mestrado (2013) em Letras - Estudos Linguísticos, é licenciada em Letras - Inglês e Literaturas da Língua Inglesa (2011) e Desenho e Plástica (2007) e bacharel em Desenho e Plástica (2006) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ana Paula Carvalho Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007) e licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015). É doutoranda em Letras/Estudos Linguísticos pela UFSM e integrante do grupo de pesquisa Mídia, política e Gramática Sistêmico-Funcional.

Helena Vitalina Selbach, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela mesma universidade (2000) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Franciscana (2017).

Amanda de Mendonça Pretto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria. É integrante do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR) e do Núcleo de Línguas (NucLi). Atuou como professora do programa Idiomas sem Fronteiras e atualmente é mestranda em Letras/Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2016-06-22

Como Citar

Motta-Roth, D., Scherer, A. S., Schmidt, A. P. C., Selbach, H. V., & Pretto, A. de M. (2016). Letramentos acadêmicos em comunidades de prática: culturas disciplinares. Letras, (52), 111. https://doi.org/10.5902/2176148525326

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