Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira na UFSM: Histórico, Avanços e Desafios

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148589193

Mots-clés :

Teslle, suficiência leitora, UFSM, evolução histórica, testagem acadêmica

Résumé

Este artigo analisa a evolução histórica do Teste de Suficiência em Leitura de Língua Estrangeira (TESLLE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa documental qualitativa abrange desde a sua criação, passando pelas reformulações significativas e pela adaptação ao formato online durante a pandemia de COVID-19, até as perspectivas futuras. Os resultados mostram que o TESLLE, ao longo de suas transformações, manteve-se uma ferramenta essencial para avaliar a competência leitora no contexto acadêmico da UFSM, com potencial para novas expansões e inovações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (2003); Mestrado em Linguística Aplicada (2005), Doutorado em Linguística Aplicada (2011) e Pós-Doutorado em Letras (2016) pela Universidade Católica de Pelotas, com orientação do prof. Dr. Vilson Leffa. Foi professora da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) de março de 2003 até outubro de 2009. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora Geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSM. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Ensino Mediado por Tecnologias Digitais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, Educação a Distância (EaD), Objetos de Aprendizagem (OAs), Recursos Educacionais Abertos e Formação de Comunidades Virtuais. 

Graciela Rabuske Hendges, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da Universidade Federal de Santa Maria desde 1999. Licenciada em Letras-Inglês (1997) e em Letras-Espanhol (1999) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Letras - Lingüística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutora em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), com doutorado sanduíche na University of New South Wales (Sydney - Austrália, 2006). Co-coordenadora e orientadora pedagógica no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras desde 2009. Foi coordenadora geral do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da UFSM (2012-2019), tendo sido responsável por sua implantação na UFSM e também pela coordenação pedagógica de inglês no IsF de 2014 a 2017. Interesses de pesquisa: 1) discurso acadêmico (em inglês e em português) e comunicação científica, sob a perspectiva interdisciplinar da Análise Crítica de Gênero, que abrange teorias de gêneros discursivos, Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Análise do Discurso Multimodal, 2) formação de professores de línguas e de Inglês e para fins Acadêmicos (EAP), 3) pedagogia de multiletramentos, 4) políticas linguísticas, internacionalização e Inglês como Meio de Instrução (EMI). 

Rosani Ursula Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Comunicação Social (1983), graduação em Letras (1985) e mestrado em Letras (1991) pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Neuere Deutsche Literatur (1997) pela Freie Universität Berlin, Alemanha, com bolsa CAPES/DAAD. Realizou pós-doutorado (2005) na Universidade de Tübingen, Alemanha, com bolsa CAPES. Participou do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC de 2006 a 2008, do Processo de Avaliação e Seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2015) e do Processo de Avaliação de obras literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2018, 2020 e 2021). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria, editora do periódico Literatura e Autoritarismo e bolsista de produtividade em pesquisa 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção e história, cultura, memória e identidade, autoritarismo e repressão, narrativas (auto) biográficas.

Références

DUBOIS, William Oliveira. O TESLLE e o TOEFL ITP: uma análise crítica da testagem de proficiência em leitura de inglês na UFSM. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria.

DUBOIS, William Oliveira; MARCUZZO, Patrícia. Testes de proficiência como práticas sociais: o TOEFL ITP da ETS e o TESLLE da UFSM. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARCUZZO, Patrícia.; RADÜNZ, Amanda Petry. Análise Crítica de Gênero: uma análise de um teste de proficiência em inglês como língua estrangeira. Fórum Linguístico, v. 16, p. 3642-3654, 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Comissão do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira. Breve Histórico do TESLLE UFSM. 2019. Arquivo da comissão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Comissão do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira. Apresentação do Breve Histórico do TESLLE. 2021a. Arquivo da comissão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Comissão do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira. Guia de Elaboração do TESLLE. 2023c. Arquivo da comissão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Comissão do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira. Mini manual do candidato. 2024. Arquivo da comissão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL N. 027/2022 – UFSM/PROGRAD/DLEM. RETIFICADO. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2022/06/Edital_027_2022_Prograd_DLEM_TESLLE_TERCEIRA_RETIFICACAO_29_07_2022.pdf. 2022a. Acesso em: 24 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL N. 054/2021 – UFSM/PROGRAD/DLEM. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2021/09/Edital_054_2021_Prograd_DLEM_TESLLE_Teste_Suficiencia_Leitura_Lingua_Estrangeira_UFSM.pdf. 2021b. Acesso em: 24 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL N. 055/2023 – UFSM/PROGRAD/DLEM. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2023/05/Edital_055_2023_Prograd_DLEM_TESLLE_2023-1.pdf. 2023a. Acesso em: 24 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL N. 058/2022 – UFSM/PROGRAD/DLEM. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2022/10/Edital_058_2022_PROGRAD_DLEM_UFSM_TESLLE_2022_SEGUNDO_SEMESTRE.pdf. 2022b. Acesso em: 24 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL N. 092/2023 – UFSM/PROGRAD/DLEM. RETIFICADO Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2023/08/Edital_092_2023_Prograd_DLEM_TESLLE_2023_Segundo_Semestre_PRIMEIRA_RETIFICACAO_em_24_10_2023.pdf. 2023b. Acesso em: 24 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL No 036/2020 - UFSM/PROGRAD/DLEM RETIFICADO. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2020/10/Edital_036_2020_Prograd_TESLLE_RETIFICADO_Suficiencia_Leitura_Lingua_Estrangeira.pdf. 2020a. Acesso em: 24 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Instruções para a Realização da Prova TESLLE 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2020/10/TESLLE_2020_Instrucoes_para_realizacao_da_prova.pdf. 2020b. Acesso em: 24 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Instruções para a Realização da Prova TESLLE 2021. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2021/09/Instrucoes-para-a-realizacao-da-prova-TESLLE-4-1.pdf 2021c. Acesso em: 24 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Resolução n. 003/10. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=4328328. Acesso em: 24 set. 2024.

WIELEWICKI, H. G. Testagem de proficiência em leitura em inglês: examinandos e teste como fontes de entendimento sobre esse processo. 1997. 199f. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1997.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-04

Comment citer

Fialho, V. R., Hendges, G. R., & Umbach, R. U. K. (2025). Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira na UFSM: Histórico, Avanços e Desafios. Letras, 34(1), e89193. https://doi.org/10.5902/2176148589193

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>