“Isso para mostrar como era o pioneirismo”: depoimento de Milo Darci Aita (*18/12/1917 +25/07/2010)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546453194

Palavras-chave:

CEFD, Educação Física, História, Memória, Formação de professores

Resumo

Este texto trata de apresentar uma entrevista com Milo Darci Aita, realizada pela professora Janice Zarpellon Mazo, no ano de 1993. O depoimento de Milo Aita denota sua atuação nos primórdios do Centro de Educação Física (CEF), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fundado em 11 de dezembro de 1969, e; posteriormente, no Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), do então Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ademais, traz indícios de distintas práticas sociais que foram adotadas e compartilhadas entre os pioneiros do CEF, a fim de se engendrar os currículos do curso de Licenciatura em Educação Física, iniciado em 1970. Relata as adversidades com relação à recursos humanos, instalações físicas, dentre outras enfrentadas na época. O depoimento repleto de saudosismo, revela significados do CEF/UFSM à trajetória de Milo Aita, que só se aposentou da instituição quando completou 70 anos de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Integrante do Observatório do Esporte Paralímpico (ESEFID/UFRGS). Integrante do Centro de Memória do Esporte (CEME/ESEFID/UFRGS). Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Filiada à Associação Nacional de História (ANPUH). Filiada à International Society for the History of Physical Education and Sport (ISHPES). Atua, principalmente, com os seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais das Práticas Corporais, do Esporte e da Educação Física, Esporte Paralímpico e Adaptado, Educação Física Especial, Educação Física Escolar, Metodologias do ensino da Educação Física, Introdução à Profissão em Educação Física e Formação de professores(as) de Educação Física.

Giandra Anceski Bataglion, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME), do Observatório do Esporte Paralímpico Brasileiro (PARALYMPIACOS) e do Centro de Memória do Esporte (CEME), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da UFRGS. É membro pesquisadora da Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço científico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Tem experiência na área de Educação Física, atuando e desenvolvendo pesquisas acerca dos seguintes temas: História do Esporte, Esporte para Pessoas com Deficiência, Esporte Paralímpico Escolar e Esportes para Surdos. 

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Begossi, T. D., & Bataglion, G. A. (2020). “Isso para mostrar como era o pioneirismo”: depoimento de Milo Darci Aita (*18/12/1917 +25/07/2010). Kinesis. https://doi.org/10.5902/2316546453194

Edição

Seção

Entrevistas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)