INTERAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: PECULIARIDADES DO CONCEITO HALLIWICK
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546418227Palavras-chave:
Natação, Comportamento social, Relações interpessoais, Crianças com deficiência.Resumo
O objetivo desse estudo foi descrever as interações sociais de crianças com deficiênciaem aula utilizando Halliwick. Participaram cinco crianças (nadadores) e nove adultos(auxiliares). A aula foi filmada e as interações sociais foram categorizadas: nadadornadadorou nadador-assistente. Ocorreram 26 interações entre nadador-nadador e 153entre nadador-auxiliar. Houve maior quantidade de interações entre os nadadores eauxiliares devido a falta de independência das crianças na água e conseqüentenecessidade de auxílio. Conclui-se que as características do conceito Halliwickinfluenciaram as interações uma vez que ele prevê constante contato entre os envolvidospermitindo o estabelecimento de vínculos de confiança e amizade.Downloads
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