O ESPORTE COMO CONTEÚDO HEGEMÔNICO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO

Weber Mendes de Paula, Tadeu João Ribeiro Baptista

Resumo


Esta pesquisa pretende analisar o conteúdo esporte como elemento hegemônico nas aulas de educação física de uma escola de Anápolis-Go por meio de um estudo de caso que utilizou como instrumentos a observação, o questionário e a entrevista. Pela pesquisa, pudemos constatar que o ensino é baseado numa postura crítica qualitativamente relevante quanto ao conhecimento científico; porém, na aprendizagem, a produção do conhecimento parece absorver grande influência do senso comum, o que retarda o rompimento com a realidade encontrada no lócus da pesquisa.


Palavras-chave


Esporte; Escola; Educação Física.

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DOI: https://doi.org/10.5902/2316546421560



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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