O trabalho de campo na formação do pensamento e do raciocínio geográfico do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499439981

Palavras-chave:

Formação de professores, Pensamento geográfico de professor, Raciocínio geográfico, Trabalho de campo.

Resumo

O objetivo deste artigo é debater sobre a importância do trabalho de campo na formação do pensamento e do raciocínio do professor de Geografia e utilizar uma experiência vivenciada no Chile para abordar alguns aspectos que contribuem ao processo de formação. Como questão central visa responder: de que maneira, pela experiência de trabalho de campo, pode-se construir o pensamento e o raciocínio geográfico do professor, contribuindo à formação profissional e à educação geográfica? Para tanto, a pesquisa teórico-bibliográfica, com base em autores que abordam temas como pensamento geográfico, formação de professores e trabalho de campo, compõe a tessitura da reflexão entrecortada com uma experiência de trabalho de campo realizada na região Los Lagos – Chile (2018). As experiências de trabalho de campo, quando bem organizadas e fundamentadas, contribuem à formação e para que o professor realize a leitura do espaço, de seus elementos e das relações que nele são construídas e reconstruídas continuamente, tendo condições de contribuir para a educação geográfica, processo essencial no ensino de geografia.

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Biografia do Autor

Carina Copatti, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2012). Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia (Uniasselvi, 2012). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2019). Bolsista PNPD-Capes/UFFS na linha de políticas educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS-Chapecó. Foi avaliadora no PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental, no PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio, PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e PNLD 2020 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental. É integrante do grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais- Unijui, do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES-UPF e do Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço, Tempo e Educação em pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Copatti, C. (2019). O trabalho de campo na formação do pensamento e do raciocínio geográfico do professor. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e15. https://doi.org/10.5902/2236499439981

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional

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