Cartografia Digital aplicada aos estudos de temas ambientais, econômicos e sociais no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499484815Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino de Geografia, Extensão UniversitáriaResumo
A aplicação da cartografia digital ao estudo de temas ambientais, econômicos e sociais é uma realidade no ensino superior, mas não no ensino básico em muitas escolas brasileiras. De modo geral, o ensino de cartografia, no ensino básico ocorre, muitas vezes de forma passiva, ou seja, os estudantes recebem mapas prontos e analisa-os, muitas vezes não concebem a construção do produto cartográfico. Esse artigo revela uma experiência de ensino na perspectiva do aprender fazendo, ou seja, pela prática da produção cartográfica assistida por computador, denominada cartografia digital. A metodologia empregou o uso de programa gratuito e de código aberto e bases cartográficas colaborativas. Os resultados revelaram que estudantes do ensino básico possuem interesse e se envolvem de forma plena na produção de mapas temáticos assistidos por computador. Por sua vez, mapas elaborados permitiram o estudo da realidade local, regional e nacional o que contribui para ampliação da visão e da compreensão humana sobre o espaço vivido e das paisagens.
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