Cartografia Digital aplicada aos estudos de temas ambientais, econômicos e sociais no ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499484815

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino de Geografia, Extensão Universitária

Resumo

A aplicação da cartografia digital ao estudo de temas ambientais, econômicos e sociais é uma realidade no ensino superior, mas não no ensino básico em muitas escolas brasileiras. De modo geral, o ensino de cartografia, no ensino básico ocorre, muitas vezes de forma passiva, ou seja, os estudantes recebem mapas prontos e analisa-os, muitas vezes não concebem a construção do produto cartográfico. Esse artigo revela uma experiência de ensino na perspectiva do aprender fazendo, ou seja, pela prática da produção cartográfica assistida por computador, denominada cartografia digital. A metodologia empregou o uso de programa gratuito e de código aberto e bases cartográficas colaborativas. Os resultados revelaram que estudantes do ensino básico possuem interesse e se envolvem de forma plena na produção de mapas temáticos assistidos por computador. Por sua vez, mapas elaborados permitiram o estudo da realidade local, regional e nacional o que contribui para ampliação da visão e da compreensão humana sobre o espaço vivido e das paisagens.

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Biografia do Autor

Alex Mota dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Sou professor do ensino superior, extensionista e pesquisador da área de meio ambiente, engenharias e educação. Criei e mantenho o projeto de Extensão Geotecnologias na Rede, no YouTube. Sou graduado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2005) e fiz complementação em Geografia pelo Claretiano (2022). Sou mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente sou Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no campus Jorge Amado, município de Ilhéus, estado da Bahia. Na extensão tenho interesse e experiência na alfabetização em ciências e difusão do uso de geotecnologias para estudantes do ensino fundamental e médio. No que se refere a pesquisa eu tenho interesse e experiência na aplicação de Geotecnologias (Sensoriamento Remoto orbital e Cartografia Digital) às análises em recursos hídricos, educação, vegetação, queimadas e incêndios, uso e cobertura das terras. Oriento estudantes na extensão universitária, na iniciação científica, no mestrado (IFG-Goiânia) e doutorado (PPG Biossistemas-UFSB). Fui chefe da Seção de Apoio à Curricularização da Extensão na Universidade Federal do Sul da Bahia 

Sidney Sampaio Andrade, Colégio Estadual Moysés Bohanna

É professor de Geografia no Colégio Estadual Moysés Bohanna

Ketelen Maria Cardoso dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduanda em Engenharia Florestal

Carlos Fabricio Assunção da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Engenharia Civil na área de Transporte e Gestão das Infraestruturas Urbana pela Universidade Federal de Pernambuco (2023). Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (2021). Engenheiro Cartógrafo pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Foi Professor Substituto no Departamento de Engenharia Cartográfica da UFPE, ministrando disciplinas de Topografia, Cartografia e Geoprocessamento nos cursos de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Arquitetura e Urbanismo entre 2021 e 2022.  Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, Fotogrametria, Sistema de Informações Geográficas, Cartografia, Análise Espacial, Impactos socioambientais na Amazônia, Criminalidade e Sensoriamento Remoto. 

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

Santos, A. M. dos, Andrade, S. S., Santos, K. M. C. dos, & Silva, C. F. A. da. (2024). Cartografia Digital aplicada aos estudos de temas ambientais, econômicos e sociais no ensino básico. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e84815. https://doi.org/10.5902/2236499484815

Edição

Seção

Ensino e Geografia