Geografia da população e seus desdobramentos enquanto conteúdo escolar no 7º ano das Escolas Estaduais de Francisco Beltrão - Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499413872Resumen
Este artigo discute as abordagens da Geografia da População nos livros didáticos de Geografia do 7º ano das escolas estaduais de Francisco Beltrão, PR. A escolha justifica-se porque o conteúdo populacional é expressivo nesse ano. Para tanto, realizamos breve análise da consolidação da Geografia Escolar no Brasil e sua relação com a Geografia da População. E, analisamos os conteúdos da população nos livros didáticos pesquisados. De modo geral, os resultados da pesquisa apontam que apesar do predomínio de abordagens quantitativas houve avanços nas discussões teórico-metodológicas. Logo, ao trabalhar com dados populacionais devemos considerar os processos, movimentos e contradições existentes na produção do espaço geográfico.
Palavras-chave: Geografia; Geografia da População; Livro Didático; Ensino de Geografia.
DOI: 10.5902/2236499413872
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