Geografia da população e seus desdobramentos enquanto conteúdo escolar no 7º ano das Escolas Estaduais de Francisco Beltrão - Paraná

Autores/as

  • Najla Mehanna Mormul UNIOESTE/FB
  • Eduardo Donizeti Girotto UNIOESTE/FB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499413872

Resumen

Este artigo discute as abordagens da Geografia da População nos livros didáticos  de Geografia do 7º ano das escolas estaduais de Francisco Beltrão, PR. A escolha justifica-se porque o conteúdo populacional é expressivo nesse ano. Para tanto, realizamos breve análise da consolidação da Geografia Escolar no Brasil e sua relação com a Geografia da População. E, analisamos os conteúdos da população nos livros didáticos pesquisados. De modo geral, os resultados da pesquisa apontam que apesar do predomínio de abordagens quantitativas houve avanços nas discussões teórico-metodológicas. Logo, ao trabalhar com dados populacionais devemos considerar os processos, movimentos e contradições existentes na produção do espaço geográfico.

 

Palavras-chave: Geografia; Geografia da População; Livro Didático; Ensino de Geografia.

 

DOI: 10.5902/2236499413872

 

 

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Biografía del autor/a

Najla Mehanna Mormul, UNIOESTE/FB

Professora adjunta do curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de pesquisa em ensino de Geografia. Coordenadora de Estágio Suoervisionado em Geografia.

Eduardo Donizeti Girotto, UNIOESTE/FB

Professor adjunto do curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Campus de Francisco Beltrão. Líder do Grupo de pesquisa em ensino de Geografia.

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Publicado

2015-08-27

Cómo citar

Mormul, N. M., & Girotto, E. D. (2015). Geografia da população e seus desdobramentos enquanto conteúdo escolar no 7º ano das Escolas Estaduais de Francisco Beltrão - Paraná. Geografia Ensino & Pesquisa, 19(2), 51–64. https://doi.org/10.5902/2236499413872

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