O que nos mostra a produção científica sobre as mulheres com deficiência no Ensino Superior?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X74162Palavras-chave:
Mulheres com deficiência, Ensino Superior, CapacitismoResumo
Este artigo apresenta os resultados do primeiro estudo realizado no âmbito do projeto de pesquisa em desenvolvimento no curso de Doutorado em Educação, no PPGE/Faed/Udesc, que objetiva “Compreender pela perspectiva de mulheres com deficiência, como são representados os princípios da ética do cuidado no enfrentamento ao capacitismo no Ensino Superior”. Como aporte teórico pautou-se nos Estudos Emancipatórios da Deficiência que contemplam, em toda a sua amplitude, os princípios anticapacitistas, partindo do princípio de investigar COM as mulheres com deficiência, não SOBRE elas. Este estudo de cunho qualitativo, caracterizou-se como uma revisão integrativa da literatura e objetivou analisar as produções científicas que tenham, como foco de pesquisa, as mulheres com deficiência nas Instituições de Ensino Superior, no período de 2016 a 2020. Utilizou-secomo base de dados, o Portal da Capes, a Revista de Educação Especial/UFSM e a Plataforma Google Acadêmico e, definiu-se,após aplicação dos critérios de inclusão, o total de 10 produções analisadas. Os resultados obtidos revelaram: a) baixa produção científica e de artigos sobre o grupo foco deste estudo; b) predominância do “capacitismo” na produção científica, ainda que não valorizado na maioria dos artigos analisados; e c) presença da interseccionalidade como epistemologia de base em algumas produções. Esses achados atestam o desafio político e ético envolvido nas pesquisas sobre e com as mulheres com deficiência nas Instituições de Ensino Superior e a necessidade de mobilizar e articular uma rede de pesquisadores para convergir esforços em favor desse grupo oprimido de forma sobreposta, tanto pelo gênero quanto pela deficiência.
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