O que nos mostra a produção científica sobre as mulheres com deficiência no Ensino Superior?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74162

Palavras-chave:

Mulheres com deficiência, Ensino Superior, Capacitismo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do primeiro estudo realizado no âmbito do projeto de pesquisa em desenvolvimento no curso de Doutorado em Educação, no PPGE/Faed/Udesc, que objetiva “Compreender pela perspectiva de mulheres com deficiência, como são representados os princípios da ética do cuidado no enfrentamento ao capacitismo no Ensino Superior”. Como aporte teórico pautou-se nos Estudos Emancipatórios da Deficiência que contemplam, em toda a sua amplitude, os princípios anticapacitistas, partindo do princípio de investigar COM as mulheres com deficiência, não SOBRE elas. Este estudo de cunho qualitativo, caracterizou-se como uma revisão integrativa da literatura e objetivou analisar as produções científicas que tenham, como foco de pesquisa, as mulheres com deficiência nas Instituições de Ensino Superior, no período de 2016 a 2020. Utilizou-secomo base de dados, o Portal da Capes, a Revista de Educação Especial/UFSM e a Plataforma Google Acadêmico e, definiu-se,após aplicação dos critérios de inclusão, o total de 10 produções analisadas. Os resultados obtidos revelaram: a) baixa produção científica e de artigos sobre o grupo foco deste estudo; b) predominância do “capacitismo” na produção científica, ainda que não valorizado na maioria dos artigos analisados; e c) presença da interseccionalidade como epistemologia de base em algumas produções. Esses achados atestam o desafio político e ético envolvido nas pesquisas sobre e com as mulheres com deficiência nas Instituições de Ensino Superior e a necessidade de mobilizar e articular uma rede de pesquisadores para convergir esforços em favor desse grupo oprimido de forma sobreposta, tanto pelo gênero quanto pela deficiência.

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Biografia do Autor

Rose Clér Estivalete Beche, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela UFSC. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do estado de Santa Catarina, linha das Políticas Publicas e Inclusão FAED/UDESC.  Professora do Centro de Educação a Distância (CEAD/UDESC). Atualmente coordena o NAE - Núcleo de Apoio Educacional da UDESC.

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Boslsita produtividade em pesquisa do CNPq. É atualmente presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (Gestão: ANPED, presente!2019-2021). Realizou seu segundo pós-doutorado (2018/2019) na Arizona State University, Estados Unidos, sob a supervisão do Prof.Dr. Gustavo Fischmann, com licença da UDESC e bolsa de Pós-doutorado no Exterior do CNPq. Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação.

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Publicado

2023-08-16

Como Citar

Beche, R. C. E., & Mendes, G. M. L. (2023). O que nos mostra a produção científica sobre as mulheres com deficiência no Ensino Superior?. Revista Educação Especial, 36(1), e48/1–30. https://doi.org/10.5902/1984686X74162