O compartilhamento do conhecimento entre professores da educação especial e do ensino regular: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X69308

Palavras-chave:

Compartilhamento; , Colaborativo; , Educação Especial.

Resumo

No ambiente escolar, pode-se perceber um espaço rico e necessário ao trabalho colaborativo, onde o compartilhamento de informações e de conhecimentos gera resultados significativos para a aprendizagem dos alunos, em especial, para a dos alunos da Educação Especial. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi compreender como se dá o compartilhamento do conhecimento entre o professor regente e o professor de Educação Especial no contexto da inclusão escolar, no colégio pesquisado, a fim de avaliar se essa prática realmente acontece de forma significativa entre os professores. Metodologicamente, utilizou-se da pesquisa descritiva de natureza aplicada com uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso único. Inicialmente, foi feito um levantamento de literaturas que trabalham a Gestão do Conhecimento e de documentos que tratam da Educação Especial no Paraná. Em seguida, realizou-se uma entrevista semiestruturada com os professores de um determinado colégio. Para a análise dos dados, foi empregada a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Como principais resultados, constatou-se que, embora os professores envolvidos com os alunos da sala de recurso multifuncional terem relatado e observado que existe a necessidade de que estes interajam e planejem coletivamente, ainda assim, não ocorre o compartilhamento de informações e conhecimento entre os mesmos, pois as atividades são desenvolvidas na maioria das vezes de forma isolada, sem a realização de um trabalho colaborativo. Tal quadro é devido a distintos fatores inibidores que dificultam que se coloque em prática este tipo de trabalho proposto pela perspectiva da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Letícia Fleig Dal Forno, Centro de Ensino Superior de Maringá

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa MAria, Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Docente do Programa de Pós Graduação em Gestão do conhecimento nas Organização, na linha de Educação e Conhecimento, e na graduação em Pedagogia.

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE - IE/UFRJ). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Conhecimento e Teoria Monetária e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do conhecimento, sistema financeiro, economia monetária e crédito. É professor Adjunto do Departamento de Economia da UEM (DCO-UEM). É parecerista de periódicos e atua como avaliador ad hoc de órgãos de pesquisa, como a Fundação Araucária. 

Luiz Fernandes da Silva, Colégio Estadual Engº José Faria Saldanha

Professor da Rede Estadual do Paraná . Professor Pesquisador do IFPR no Curso de Técnico em Administração - EAD ( 2016-2017). Tutor à Distância do Curso de Especialização Em Gestão Pública da UEM (2014-2016). Coordenador (Documentador) Escolar no Município de Munhoz de Mello-Pr pelo Estado ( 2011-2014). Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações. UNICESUMAR (2020). Brasil. Orientador: Leticia Fleig Dal Forno. Coorientador: Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. Graduado em Matemática (2006-FAFIMAN); Complementação Pedagógica de Licenciatura em Física (2011-FGF); Bacharelado em Administração (2011-UEM); Graduado em Química- PARFOR (2013-UEM); Graduado em Ciências Sociais ( 2014-UNIMES). Graduado em Pedagogia (2016 -UNIMES). Especialista em : Psicopedagogia Institucional (2007-IPE); Educação Especial (2010-UCP) ; Gestão Pública (2011-UEM); Educação Matemática: Dimensões Teórico-Metodológicas (2013-UEPG); Educação do Campo (2014-UFPR); Gestão Escolar ( 2015-UNICENTRO); Educação e Formação Empreendedora (2016 - UNICENTRO); Gênero e Diversidade na Escola (2017-UFPR); Mídias na Educação (2018-UNICENTRO); Técnico em Multimeios Didático (2011-SEED); Técnico em Meio Ambiente (2014-IFPR). Créditos de Mestrado como aluno não regular no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e Matemática - UEM nas seguintes disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Educação para a Ciências e a Matemática(2010), Retórica Aplicada ao Ensino de Ciências (2010), Tópicos Complementares de Física(2011) e Educação Ambiental e Política Nacional para o Meio Ambiente (2011).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Dal Forno, L. F., Urpia, A. G. B. da C., & Silva, L. F. da. (2024). O compartilhamento do conhecimento entre professores da educação especial e do ensino regular: um estudo de caso. Revista Educação Especial, 37(1), e54/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X69308