Manejo comportamental de crianças com deficiência: avaliação dos efeitos de um programa utilizando os princípios da Análise do Comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X54536

Palavras-chave:

Análise do comportamento, Programa de ensino, Comportamentos atípicos.

Resumo

Para intervir em comportamentos atípicos é necessário compreender as variáveis que os mantém. Para isso, o profissional deve compreender as variáveis das quais o comportamento é função, antes de iniciar qualquer procedimento de modificação comportamental. Os procedimentos mais utilizados são: Reforçamento Diferencial de Comportamento Alternativo (DRA) e Reforçamento Diferencial de Comportamento Incompatível (DRI). Eles possibilitam reforçar um comportamento equivalente funcionalmente, diminuindo a frequência do comportamento atípico. Os reforçamentos diferenciais, quando bem aplicados, podem trazer benefícios como o aumento do repertório de comportamentos adequados e habilidades sociais. Esse estudo pretendeu avaliar os efeitos de um programa, baseado em princípios da Análise do Comportamento, para profissionais da Saúde e Educação, sobre manejo de comportamentos atípicos em atendimento individual. O programa foi aplicado em 18 participantes das áreas da Saúde e da Educação que receberam o material autoinstrucional e foram avaliados antes e após o programa de ensino por meio de um protocolo geral. As médias apresentaram diferenças significativas, com média maior na segunda avaliação. O programa possibilitou uma formação relativamente rápida dentro das possibilidades de cada participante, sendo eficiente tanto para profissionais da Saúde como da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Yazawa, Universidade de Marilia, Marília, SP

Professora doutora da Universidade de Marilia, Marília, SP, Brasil.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP

Professora doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, SP, Brasil.

Referências

BAGAIOLO, Leila F.; PACÍFICO, Cláudia R.; MOYA, Ana Cláudia C.; MIZAEL, Lucimara F.; JESUS, Fiama S.; ZAVITOSKI Marina; SASAKI, Tatiana; AZEVEDO, Graccielle R. C. Capacitação parental para comunicação funcional e manejo de comportamentos disruptivos em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 46-64, 2018. http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v18n2p46-64 Acesso em mar 2021

BOLSONI-SILVA, Alessandra T.; MARIANO, Maria L. Práticas educativas de professores e comportamentos infantis, na transição ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 814-833, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812014000300007&lng=pt&nrm=iso Acesso em 31 jul. 2020

BOLSONI-SILVA, Alessandra T.; MARTURANO, Edna M. Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, n. 2, p. 227-235, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n2/a04v07n2.pdf Acesso em 31 jul. 2020

BOOTH, Nichola; GALLAGHER, Stephen; KEENAN, Mickey. Autism, interventions and parent training. Psicologija praktikai, v. 57, p. 74-94, 2018. Disponível em: https://pureadmin.qub.ac.uk/ws/portalfiles/portal/164750344/11911_Article_Text_14431_1_10_20181015.pdf Acesso em 09 de abr. 2020.

BOTOMÉ, Sílvio P. Objetivos comportamentais no ensino: A contribuição da Análise Experimental do Comportamento, (Tese de doutorado não publicada), USP, 1981.

BRASIL, Lina S. B. Gamificação aplicada ao módulo autoinstrucional online “Saúde da população negra”. Jornal Brasileiro de Telessaúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 299-301, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/jbtelessaude/article/view/33583 Acesso em 31 jul. 2020

BRUHN, Allison L.; BALINT-LANGEL, Kinga; TROUGHTON, Leonard; LANGAN, Sean; LODGE, Kelsey; KORTEMEYER, Sara. Assessing and treating stereotypical behaviors in classrooms using a functional approach. Behavioral Disorders, v. 41 n. 1 p. 21-37, 2015. Disponível em https://doi.org/10.17988/0198-7429-41.1.21 Acesso em 15 mar. 2021

CARVALHO NETO, Marcus Bentes. Análise do Comportamento: Behaviorismo radical, análise experimental do comportamento e análise aplicada do comportamento. Interação em Psicologia, v. 6, n. 1, p 13-18, 2002. Disponível em http://dx.doi.org/10.5380/psi.v6i1.3188 Acesso em 29 mar 2021.

CONSTANCIO, Fernando G.; NOGUEIRA, Danielle X. P.; COSTA, João P. C. L. Proposta de modelo ADDIE estendido com aplicação nos cursos autoinstrucionais mediados por tecnologias na escola nacional de administração pública. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, Minas Gerais, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/10506 Acesso em 31 jul. 2020

DE BONA, Michele. Análise do treinamento autoinstrucional no ambiente de agência bancária: estudo de caso na agência T. (Trabalho de conclusão de curso não publicado), Rio Grande do Sul, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/29813 Acesso em 31 jul. 2020

DIGGENARO, Florence D.; MARTENS Brian K. A Comparison of Performance Feedback Procedures on Teachers' Treatment Implementation Integrity and Students' Inappropriate Behavior in Special Education Classrooms. Journal of applied behavior analysis, v. 40, n. 3, p. 447-461. Disponível em: 10.1901/jaba.2007.40-447 Acesso em 29 mar. 2021.

FAÉ, Rogério. Aprendizagem organizacional: um estudo de caso sobre Ensino à Distância. Revista da FAE, v. 15, n. 2, p. 68-83, 2012. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/196 Acesso em 31 jul. 2020

FORNAZARI, Sílvia. A. Comportamentos inadequados e produtividade em pessoas com deficiência mental ou múltipla em ambiente educacional. (Tese de doutorado não publicada), UNESP, Araraquara, 2005.

FRITZ, Jennifer. N.; IWATA, Brian. A.; ROLIDER, Natalie. U.; CAMP, Erin. M.; NEIDERT, Pamela. L. Analysis of self-recording in self-management interventions for stereotypy. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 45, n. 1, p. 55-68, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3297353/ Acesso em 31 jul. 2020

HAMADA, Raquel A.; FORNAZARI, Sílvia A. Material didático de capacitação para pais em Análise do comportamento (Material não publicado), 2014

HAMADA, Raquel. A. Comportamentos aberrantes: revisão de estudos sobre tema e elaboração de material didático para intervenção com pais. (Dissertação não publicada), UEL, Londrina, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2014/03/Comportamentos-aberrantes-revisão-de-estudos-sobre-o-tema-e-elaboração-de-material-didático-para-intervenção-com-pais.pdf Acesso em 31 jul. 2020

HEITZMAN-POWELL, Linda S.; BUZHARDT, Jay; RUSINKO, Lisa C.; MILLER, Todd M. Formative evaluation of an ABA outreach training program for parents of children with Autism in remote areas. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v. 29, n. 1, p. 23-38, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1088357613504992 Acesso em 31 jul. 2020

HENKLAIN, Marcelo H. O.; CARMO, João S. Contribuições da Análise do Comportamento à Educação: um convite ao diálogo. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 149, p. 704-723, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v43n149/16.pdf Acesso em 31 jul. 2020

HIGGINS, William J.; LUCZYNSKI, Kevin C.; CARROL, Regina A.; FISHER, Wayne W.; MUDFORD, Oliver C. Evaluation of a telehealth training package to remotely train staff to conduct a preference assessment. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 50, n. 2, p. 238-251, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28090644/ Acesso em 31 jul. 2020

KELLER, Fred. S.; SHERMAN, J. Gilmour. The Keller plan handbook. Menio Park, W.A, Benjamin, 1974.

KIENEN, Nádia.; KUBO, Olga. M.; BOTOMÉ, Sílvio. P. Ensino programado e programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos: alguns aspectos no desenvolvimento de um campo de atuação do psicólogo. Acta Comportamentalia, v. 21, n. 4, p. 481-494, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/actac/v21n4/n4a06.pdf Acesso em 31 jul. 2020

KOEGEL, Lynn; MATOS-FREDEN, Rosy; LANG, Russell; KOEGEL, Robert Interventions for children with autism spectrum disorders in inclusive school settings. Cognitive and Behavioral Practice, v. 19, n. 3, p. 401-412, 2012. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2011-09078-00 Acesso em 31 jul. 2020

KUBO, Olga. M.; BOTOMÉ, Sílvio. P. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, v. 5, n. 1, p. 9-12, 2001. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3321/2665 Acesso em 31 jul. 2020

LUISELLI, James K.; BASS, Jennifer D.; WHITCOMB, Sara. A. Teaching applied behavior analysis knowledge competencies to direct-care service providers: outcome assessment and social validation of a training program. Behavior Modification, v. 34, n. 5, p. 403-414, 2010. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20935241/ Acesso em 31 jul. 2020

LUNA, Sérgio V. A crise da educação e o Behaviorismo. Que parte nos cabe nela? Temos soluções a oferecer? In K. CARRARA (Org.), Educação, Universidade e Pesquisa. III Simpósio em Filosofia e Ciência: Paradigmas do Conhecimento no Final do Milênio. São Paulo, 2001.

MAGLIONE, Margaret; KADIYALA, Srikanth; KRESS, Amii; HASTINGS, Jaime L.; O’HANLON, Claire E. TRICARE Applied Behavior Analysis (ABA) Benefit: Comparison with Medicaid and Commercial Benefits. Rand Health, v. 13, n. 6, p. 2-10, 2017. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5568164/ Acesso em 29 mar. 2021.

MARIN, Ramon; FALEIROS, Pedro B.; MORAES, Antonio B. A. Como a Análise do Comportamento tem Contribuído para Área da Saúde? Psicologia: ciência e profissão, v. 40, n. 12, p. 1982-3703, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003197787 Acesso em 29 mar. 2021.

MATOS, M. A. Análise funcional do comportamento. Revista Estudos em Psicologia, v. 16, n. 3, p. 8-18, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v16n3/a02v16n3.pdf Acesso em 31 jul. 2020

MILTERNBERGER, Raymond G. Modificação do comportamento: teoria e prática. Cengage, São Paulo, 2018.

MOORE, James W.; EDWARDS, Ron P.; STERLING, Heather; RILEY, Julie. Teacher acquisition of functional analysis methodology. Journal of applied behavior analysis, v. 35, n. 1, p. 35-73, 2002. Disponível em https://doi.org/10.1901/jaba.2002.35-73. Acesso em 28 de mar. 2021.

MUELLER, Michael. M.; PIAZZA, Cathleen. C.; MOORE, James. W.; KELLEY, Michael. E.; BETHKE, Stephanie. A.; PRUETT, Angel. E.; OBERDORFF, Amanda. J.; LAYER, Stacy. A. Training parents to implement pediatric feeding protocols. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 36, n. 4, p. 545-562, 2003. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1284468/ Acesso em 31 jul. 2020.

NASCIMENTO, Gabriela A.; SOUZA, Sandra F. A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA): possibilidades de intervenção psicopedagógica através da Análise do comportamento aplicada, Paidéia, v. 13, n. 19, p. 163-185, 2018. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/6322/3136 Acesso em 31 jul. 2020

OLIVER, Anthony C.; PRATT, Leigh A.; NORMAND, Matthew P. A survey of functional behavior assessment methods used by behavior analysts in practice. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 48, n. 4, p. 817-829, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/282305958_A_survey_of_functional_behavior_assessment_methods_used_by_behavior_analysts_in_practice Acesso em 31 jul. 2020

OLTHUIS, Janine V.; MCGRATH, Patrick J.; CUNNINGHAM, Charles E.; BOYLE, Michael H.; POTTIE-LINGLEY; Patricia, REID; Graham J. Reid; BAGNELL, Alexa; LIPMAN, Ellen L.; TURNER, Karen; CORKUM, Penny; STEWART, Sherry H.; BERRIGAN, Patrick; SDAO-JARVIE, Kathy. Distance-Delivered Parent Training for Childhood Disruptive Behavior (Strongest Families™): A Randomized Controlled Trial and Economic Analysis. Journal of Abnormal Child Psychology, v. 46, n. 8, p. 1613-1629, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29516341/ Acesso em 31 jul. 2020

PINHEIRO, Maria I. S.; HAASE, Vitor G., PRETTE, Almir D., AMARANTE, Claret L. D., PRETTE, Zilda A. P. D. Treinamento de habilidades sociais para pais de crianças com problemas de comportamento. Psicologia: reflexão e crítica, v. 19, n.3, p. 407- 414. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000300009 Acesso em 28 mar. 2021.

QUERIM, Angie C.; IWATA, Brian A.; ROSCOE, Eileen M.; SCHLICHENMEYER, Kevin J.; ORTEGA, Javier. V.; HURL, Kylee E. Functional analysis screening for problem behavior maintained by automatic reinforcement. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 46, n. 1, p. 47-60, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/257647685_Functional_analysis_screening_for_problem_behavior_maintained_by_automatic_reinforcement Acesso em 31 jul. 2020

REED, Florence D. D.; REED, Derek. D.; BAEZ, Cynthia. N.; MAGUIRE, Helena. Parametric analysis of errors of commission during discrete-trial training. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 44, n. 3, p. 611-615, 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3177342/ Acesso em 31 jul. 2020

SOUZA, Silvia Regina; GONGORA, Maura. Análise do comportamento e a psicologia do esporte: alguns esclarecimentos, Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, São Paulo, v. 6, n. 1, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.31501/rbpe.v6i1.6719

STEINBRENNER, Jessica R.; HUME, Kara; ODOM, Samuel L.; MORIN, Kristi L.; NOWELL, Sallie W.; TOMASZEWSKI, Brianne; SZENDREY, Susan; McIntyre, Nancy S.; YUCESOY-OZKAN, Serife; SAVAGE, Melissa N. Evidence-based practices for children, youth, and young adults with autism. The University of North Carolina at Chaper Hill, Frank Porter Graham Child Development Institute, National Clearinghouse on Autism evidence and practice review team, 2020. Disponível em https://ncaep.fpg.unc.edu/sites/ncaep.fpg.unc.edu/files/imce/documents/EBP%20Report%202020.pdf Acesso em 15 mar de 2021.

STUMPHAUZER, Jerome S.; DAVIS, Lynda C. Training Mexican American mental health in personnel in behavior therapy. Journal of Therapy and Experimental Psychiatry, v. 14, n. 3, p. 215-217, 1983. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0005791683900514 Acesso em 31 jul. 2020

TOURINHO, Emmanuel Z. Estudos conceituais na análise do comportamento. Temas em Psicologia da SBP, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 213-222, 1999. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1999000300003 Acesso em 29 mar 2021.

VOLLMER, Timothy; IWATA, Brian A. Differential reinforcement as treatment for behavior disorders: procedural and functional variations. Research in Developmental Disabilities, v. 13, n. 4, p. 393-417, 1993. 394 p. Disponível em: 10.1016/0891-4222(92)90013-V Acesso em 31 jul. 2020

YAZAWA, Thaís. Comportamentos aberrantes: revisão de procedimentos de intervenção, elaboração e avaliação de material didático para profissionais da saúde. (Dissertação não publicada) Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2015. Disponível em: http://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2016/02/Comportamentos-aberrantes-revisão-de-procedimentos-de-intervenção-elaboração-e-avaliação-de-material-didático-para-profissionais-da-saúde.pdf Acesso em 31 jul. 2020

YAZAWA, Thaís; FORNAZARI, Sílvia A. Graves problemas de comportamento no atendimento em saúde: como lidar? (Material de capacitação não publicado), 2015.

YAZAWA, Thaís; FORNAZARI, Sílvia. A.; RODRIGUES, Olga M. P. R. R. Graves problemas de comportamento no atendimento em saúde: como lidar? (Material de capacitação não publicado), 2018.

YOSHIY, Shimeny M.; KIENEN, Nádia Elaboração de um livro autoinstrucional para desenvolver “gerenciamento de tempo” em estudantes universitários. In KIENEN, N.; GIL, S. R. S. A., LUZIA, J. C.; GAMBA, J. (org). Análise do comportamento: conceitos e aplicações a processos educativos, clínicos e organizacionais. Londrina, UEL, 2018. p. 66-84. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Paulo_Do_Prado/publication/330479753_UELlivro5dez18press/links/5c41ce8a299bf12be3d17b85/UELlivro5dez18press.pdf. Acesso em 31 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Yazawa, T., & Rodrigues, O. M. P. R. (2021). Manejo comportamental de crianças com deficiência: avaliação dos efeitos de um programa utilizando os princípios da Análise do Comportamento. Revista Educação Especial, 34, e42/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X54536

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)