Análise de um processo tradutório de Libras nas aulas de matemática à luz da teoria de Vygotsky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X93675

Palavras-chave:

Intérprete de Libras, Desafios, Mediação linguística

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo com uma intérprete de Libras em aulas de matemática para uma pessoa surda. O objetivo principal é detectar e compreender os desafios que a mediadora tem enfrentado e como eles podem afetar a interpretação do conteúdo. A investigação é qualitativa, do tipo estudo de caso, sendo utilizada a Análise Textual Discursiva à luz da teoria de Vygotsky sobre mediação, funções mentais superiores e internalização para examinar os dados obtidos de uma entrevista e das gravações das aulas interpretadas. As análises apontaram para três categorias e aqui se destaca, em particular, a análise da mais abrangente: Trabalho do Intérprete. Os resultados indicaram que a interpretação em Libras em ambientes educacionais é uma atividade complexa, devido à variação linguística; limitações do léxico; necessidade de colaboração educacional; entre outros fatores. Observou-se também que o processo tradutório é permeado por subjetividades e que demanda uma combinação de competências linguísticas, cognitivas e culturais.

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Biografia do Autor

Sabrina Cosendey Dutra da Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Matemática- Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2023). É servidora contratada pelo Estado (SEDUC) como Professora.  Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, Goiânia, Goiâs, Brasil.

Telefone para contato: +5562986088767

Karly Barbosa Alvarenga, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Habilitação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1983), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1990), doutorado em Ciencias en Matemática Educativa pelo Centro de Investigacion en Ciencia Aplicada y Tecnologia Avanzada del Instituto Politécnico Nacional - MX (2006), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa -PT (2019). Trabalha na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino e em Aprendizagem e atua principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, modelagem, neuromatemática, pensamento avançado, materiais concretos. Líder do grupo GEEM- UFG. Participa do Grupo de Investigações em Educação Matemática - UnB. Está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFG e ao PROFMAT - UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

Telefone para contato: +5562993787587

Débora Danielle Alves Moraes Priebe, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2023). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2016) e graduada em Matemática pela Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN (2012). É servidora na Universidade Federal de Goiás como Técnica em Assuntos Educacionais, Goiânia, Goiás, Brasil. Técnica em música - habilitação em violão. 

Telefone para contato: +5562985680677

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Silva, S. C. D. da, Alvarenga, K. B., & Priebe, D. D. A. M. (2025). Análise de um processo tradutório de Libras nas aulas de matemática à luz da teoria de Vygotsky. Revista Educação Especial, 38(1), e76/01–22. https://doi.org/10.5902/1984686X93675

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