Produção científica da Terapia Ocupacional na inclusão escolar: interface com a Educação Especial e contribuições para o campo

Autori

  • Aline Cirelli Coppede Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos
  • Alyne Kalyane Câmara de Oliveira Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos
  • Fernanda Duarte Rosa Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8281

Parole chiave:

Special Education, Occupational Therapy, School inclusion.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8281

 

Uma estratégia que tem se mostrado produtiva para que a educação inclusiva seja posta em prática de forma eficaz é a parceria de profissionais da educação com profissionais da saúde. O terapeuta ocupacional (TO) apresenta em sua formação características capazes de enquadrá-lo como elemento importante no processo de melhorias na inclusão escolar. Objetiva-se caracterizar a produção científica nacional acerca das contribuições da Terapia Ocupacional no processo de inclusão escolar, através de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem bibliométrica. As buscas foram realizadas nas bases de dados da BVS, Scielo, Redalyc e nos periódicos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Educação Especial da UFSM, utilizando as expressões de busca “terapia ocupacional”, “inclusão escolar”, “educação especial”, “educação inclusiva”, “contexto escolar”, “tecnologia assistiva” e “escola”. Com o auxílio do Software VantagePoint®, as análises produziram indicadores: ano de publicação; principais periódicos onde estes artigos são publicados; autores que mais participam de publicações; principais temas abordados. Resultados apontaram algumas características da literatura da área, com destaque para o crescimento no número de publicações nos últimos dois anos; predominância de publicações em periódicos da Terapia Ocupacional; pequeno grupo de autores responsáveis pela maioria das publicações; maior parte de estudos originais, de revisão, exploratórios e descritivos; sendo a temática mais frequente referente a questões sobre a atuação do TO em processos de inclusão escolar, dados estes que caracterizam a produção científica e revelam importantes contribuições da Terapia Ocupacional no contexto da educação inclusiva.

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Pubblicato

2014-06-02

Come citare

Coppede, A. C., Oliveira, A. K. C. de, Rosa, F. D., & Hayashi, M. C. P. I. (2014). Produção científica da Terapia Ocupacional na inclusão escolar: interface com a Educação Especial e contribuições para o campo. Revista Educação Especial, 27(49), 471–484. https://doi.org/10.5902/1984686X8281

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

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