Profissionais de apoio à inclusão e currículo de formação de professores/as

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71379

Parole chiave:

Formação Docente, Currículo, Inclusão

Abstract

Este artigo analisa o currículo do Programa Imersão Docente – Educação Especial, projeto de formação docente inicial desenvolvido em um Colégio de Aplicação, que proporciona o contato de graduandos/as com turmas que têm estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) incluídos. Esses/as graduandos/as realizam atividades que se aproximam das desenvolvidas por aqueles/as que a legislação nomeia como Profissionais de Apoio à Inclusão. Com base em uma perspectiva pós-crítica, o objetivo deste estudo foi compreender as práticas demandadas aos/às graduandos/as quando assumiam essa posição de sujeito, partindo de seus relatos e percepções sobre o Programa. Utilizando entrevistas narrativas como metodologia, o argumento desenvolvido é o de que essa posição de sujeito tem como marcas as práticas de cuidado com o outro e a construção de estratégias de mediação entre o conhecimento escolar e os/as educandos PAEE. O processo de produção dessa posição de sujeito não se dá, todavia, sem conflitos que se manifestam pelo cansaço e pela responsabilização que muitos/as graduandos/as sentem.

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Biografie autore

Maria Carolina da Silva Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professora doutora da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professora pós-doutora da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Pubblicato

2022-12-08

Come citare

Caldeira, M. C. da S., & Paraíso, M. A. (2022). Profissionais de apoio à inclusão e currículo de formação de professores/as. Revista Educação Especial, 35, e54/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X71379

Fascicolo

Sezione

Dossiê: A Educação Especial e inclusiva no contexto neoconservador: problematizações sobre o processo de (des)democratização

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