Análise bibliométrica da produção científica sobre comunicação alternativa – uma pesquisa na biblioteca virtual em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X5402Parole chiave:
Comunicação Alternativa, Educação Especial, Bibliometria.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5402
Objetivo: identificar nos trabalhos, àqueles que têm como objetivo de estudo a temática da Comunicação Alternativa, na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) de 1981 a 2008. Metodologia: pesquisa documental, quali-quantitativa, nível exploratório-descritivo e envolve as seguintes etapas: 1) seleção do descritor com terminologia definida nos Descritores de Ciência e Saúde (DeCS) 2) levantamento das produções bibliográficas sobre o tema Comunicação Alternativa na BVS; 3) elencar os indicadores e suas correlações: ano; autoria e coautoria; país; fonte de publicação; instituições de origem; objetivos e abordagens metodológicas. Resultados: embora as primeiras pesquisas na área sejam da década de 50, apenas nos anos 80 é que começaram a ser, de fato, divulgadas no meio acadêmico. O ano de 1995, merece destaque, por ter 6 dos 24 trabalhos analisados, desenvolvidos neste ano. Na análise das autorias dos artigos, 62,5% foram escritos em autoria múltipla e apenas 37,5% por um único autor. O país de maior destaque foi os Estados Unidos, onde dezesseis dos vinte e quatro artigos analisados foram escritos. Quanto às fontes de publicação o Jounal of Applied Behavior Analysis, contou com 25% dos trabalhos indexados; quanto as abordagens metodológicas, 50% dos trabalhos analisados optaram pelo método experimental, 29,16% pela abordagem documental e 20,83%, baseados na abordagem bibliográfica. Conclusão: Os estudos interdisciplinares na área da Comunicação Alternativa merecem destaque; investimento em recursos adequados as necessidades dos usuários de Comunicação Alternativa devem sempre fazer parte do rol de pesquisas.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).