Fluxo escolar de alunos com deficiência em um município: o que revelam os dados oficiais

Autores

  • Ana Carolina Macalli Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Katia Regina Moreno Caiado Doutora em Educação (USP), professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28212

Palavras-chave:

Educação Especial, Indicadores Educacionais, Fluxo Escolar.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o fluxo escolar dos alunos com deficiência em um município do interior paulista. Para isso, foi realizado um levantamento dos dados oficiais do município divulgados no Censo Demográfico de 2010. Em seguida, analisaram-se os Microdados de Censo da Educação Básica, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação, referentes às matrículas de alunos com deficiência entre 2007 a 2011. Desde 2003, o Ministério da Educação mantém o Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, que visa a transformar os sistemas educacionais em inclusivos, por meio de formação – promovida por um município polo aos municípios que compõem sua área de abrangência – oferecida a gestores e educadores. A escolha do município teve dois critérios: pertencer à região de abrangência do município-polo de São Carlos e apresentar o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dentre os municípios da abrangência. Os resultados mostram que grande parte dos alunos com deficiência no município apresenta o fluxo escolar interrompido. Com relação à implementação do Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade” e seus desdobramentos no município, fica claro que seu objetivo não foi efetivado, pois não conseguiu reverter os altos índices de defasagem idade-série, repetência e evasão escolar.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Macalli, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e bolsista CAPES.

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Katia Regina Moreno Caiado, Doutora em Educação (USP), professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Doutora em Educação (USP), professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Macalli, A. C., Gonçalves, T. G. G. L., & Caiado, K. R. M. (2018). Fluxo escolar de alunos com deficiência em um município: o que revelam os dados oficiais. Revista Educação Especial, 32, e14/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X28212

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua