Participação e satisfação de pais de crianças autistas com a escola: estudo exploratório

Autori

  • João Paulo Saraiva Santos Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22253

Parole chiave:

Autismo, Pais, Escola

Abstract

Os pais desempenham um papel importante na educação dos seus filhos, sendo a parceria com a escola ainda mais relevante no caso de crianças com Necessidades Educativas Especiais. Contudo, os pais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são menos propensos a estarem satisfeitos com  a escola dos filhos. Por conseguinte, os objetivos do presente estudo são (1) analisar as percepções dos pais de crianças com TEA sobre as estruturas escolares específicas que os acolhem, (2) os motivos que condicionam a sua deslocação à escola e (3) conhecer o seu grau de satisfação relativamente à comunicação existente entre os pais e a escola. Os resultados revelam que os pais encaram a integração dos seus filhos naquelas unidades como importantes para o seu desenvolvimento educativo; que os pais se deslocam à escola principalmmente para interar-se da evolução dos filhos e/ou para tratar de assuntos realcionados com o seu Projeto Educativo Individual (PEI); e que a escola mantêm os pais informados sobre diferentes aspetos relacionados com a educação dos seus filhos. As percepções dos pais são indicadores fundamentais para os educadores, uma vez que irão certamente influenciar as interacções com o pessoal da escola e as suas decisões sobre a educação dos filhos nos anos subsequentes.

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Biografia autore

João Paulo Saraiva Santos, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho

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Pubblicato

2017-08-08

Come citare

Santos, J. P. S. (2017). Participação e satisfação de pais de crianças autistas com a escola: estudo exploratório. Revista Educação Especial, 30(58), 283–296. https://doi.org/10.5902/1984686X22253

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

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