Lo que me dice su mirada: seguimiento ocular de niños con y sin autismo en juegos educativos digitales de matemáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X85811

Palabras clave:

Juegos Digitales, Accesibilidad, interfaz

Resumen

Este artículo tuvo como objetivo comparar el comportamiento ocular de niños con y sin autismo en la realización de tareas de adición simple - en Juegos Educativos Digitales (JED) disponibles en la web para comprobar si existen diferencias entre ellas al examinar los elementos relevantes e irrelevantes de las tareas. Buscamos responder al siguiente cuestionamiento: Al realizar actividades de adición simple en Jeds de matemáticas, ¿los niños con y sin autismo presentan mayor número de fijación ocular en los elementos gráficos de la tarea o en los elementos secundarios (irrelevantes)? Para cumplir con el objetivo propuesto, realizamos un análisis del rastreo ocular de ocho niños durante la realización de tareas de adición simple. Los datos obtenidos por medio del rastreo ocular generaron métricas relativas al tiempo y número de fijaciones de los participantes en cada una de las actividades. Esto permitió analizar la cantidad de veces y el tiempo que los participantes observaron los elementos relevantes e irrelevantes de la tarea. Los resultados obtenidos mostraron indicios de que niños con y sin autismo con edad y repertorio de entrada matemático similares, expuestos a las mismas condiciones de enseñanza, no presentan diferencias significativas de desempeño en JED. Las interfaces gráficas de usuario con baja accesibilidad interfieren con el tiempo de ejecución de las tareas para niños con y sin autismo, ya que les hacen pasar más tiempo mirando los elementos irrelevantes de la tarea.  Para que los JED puedan enseñar la suma, deben tener interfaces fáciles de usar, instrucciones breves, consecuencias diferenciales inmediatas y fomentar la personalización.

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Biografía del autor/a

Andiara Cristina de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e Design Institucional para EAD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Poços de Caldas). Trabalha como educadora na APAE de Poços de Caldas, desenvolvimento atividades didáticas no Laboratório de Informática desta instituição. Pesquisa sobre o uso das tecnologias no trabalho com estudantes com Transtorno do Espectro Autista dentro de uma perspectiva inclusiva. 

João dos Santos Carmo, Universidade Federal de São Carlos

Possui as seguintes graduações em Psicologia: Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1993); Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1999); Licenciatura pela Universidade da Amazônia (1991). Pós-graduação: Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1997); Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002); Pós-doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (Psicologia Cognitiva). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde leciona disciplinas de graduação na área de psicologia escolar e educacional. Docente orientador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), coordenado pela Profa. Dra. Deisy de Souza da UFSCar. Coordena o Laboratório de Estudos Aplicados a Aprendizagem e Cognição (LEAAC) do Departamento de Psicologia da UFSCar. Coordenador do curso de Especialização em Psicopedagogia Inclusiva, da UFSCar. Membro da Frente de Ações em Análise do Comportamento e Educação (FAACE). Coordenador do GT Psicologia da Educação Matemática (Gestão 2021-2022) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), e Vice coordenador do mesmo GT (Gestão 2022-2024). Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, com ênfase em Análise do Comportamento e Psicologia da Educação Matemática, investigando principalmente os seguintes tópicos: ensino e aprendizagem de matemática; ansiedade matemática; comportamento matemático; habilidades numéricas fundamentais; programação de condições de ensino.

Priscila Benitez, Universidade Federal do ABC

Professora Adjunta na Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciada para orientação de dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da UFABC e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Doutora em Psicologia (UFSCar, bolsista FAPESP e CAPES-PSDE), Mestre em Psicologia (UFSCar, bolsista CAPES-Reuni), Especialista em Intervenção familiar: psicoterapia e orientação sistêmica (FAMERP-SJRP/SP) e Graduada em Psicologia e Pedagogia. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche no exterior (com bolsa CAPES-PSDE) na Universitat de Barcelona (Departament de Psicologia Evolutiva i de l'Educación) e no Centro de Investigación y Enseñanza del Lenguaje. Realizou visita técnica (com bolsa FAPESP) no Autism Support Services: Education, Research and Training (ASSERT), na Universidade Estadual de Utah (EUA). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Líder do GPEEI - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva da UFABC. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), autismo, deficiência intelectual, educação especial e inclusiva e família. Mãe da Cecília, esteve em licença maternidade em 2017.

Jasson Carvalho da Silva, universidade federal do piau

Estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Possui formação técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (2018). Atualmente é estagiário em Ciência da Computação no Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI e pesquisador no Laboratório de Redes de Computadores, DISNEL no departamento de computação da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2025-03-19

Cómo citar

Souza, A. C. de, Carmo, J. dos S., Benitez, P., & Silva, J. C. da. (2025). Lo que me dice su mirada: seguimiento ocular de niños con y sin autismo en juegos educativos digitales de matemáticas. Revista De Educación Especial, 38(1), e20/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X85811