Oficinas sobre transtorno do espectro autista para pais, cuidadores e profissionais: análise de uma experiência

Autores

  • Leylanne Martins Ribeiro-de-Souza Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Máyra Laís de Carvalho Gomes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Jéssica de Assis Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Larissa Helena Zani Santos-Carvalho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria Carolina Corrêa Martone Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • João dos Santos Carmo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26386

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Intervenção, Oficinas.

Resumo

O presente estudo verificou a efetividade de um conjunto de três oficinas educativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para pais e cuidadores, profissionais da educação e profissionais da saúde, com 16, 34 e 25 participantes, respectivamente. As oficinas foram planejadas por meio de uma programação de ensino e a aprendizagem de seus participantes foi verificada por medidas de pré e pós-teste, antes e após palestras explicativas e esclarecimentos de dúvidas sobre diagnóstico e manejo comportamental. Os resultados das oficinas demonstraram aumento no número de acertos em questões relativas ao TEA, sinais de identificação, conhecimentos específicos de cada público-alvo e questões relativas ao tratamento do transtorno. O aumento na porcentagem de acertos foi de 11% para profissionais da educação, 10,8% para pais e cuidadores, e 5,4% para profissionais da saúde. Os dados sugerem a ampliação do repertório de informações sobre o autismo para os participantes das três oficinas oferecidas.

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Biografia do Autor

Leylanne Martins Ribeiro-de-Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi-UFSCar); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)

Máyra Laís de Carvalho Gomes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi-UFSCar); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)

Jéssica de Assis Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi-UFSCar); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)

Larissa Helena Zani Santos-Carvalho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi-UFSCar); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

Maria Carolina Corrêa Martone, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi-UFSCar); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

João dos Santos Carmo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (Depto Psi/PPGPsi-UFSCar); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Ribeiro-de-Souza, L. M., Gomes, M. L. de C., Silva, J. de A., Santos-Carvalho, L. H. Z., Martone, M. C. C., & Carmo, J. dos S. (2019). Oficinas sobre transtorno do espectro autista para pais, cuidadores e profissionais: análise de uma experiência. Revista Educação Especial, 32, e8/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X26386

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua