Eficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebral

Autores/as

  • Marco Aurélio Teixeira Piovezanni Associação Beneficente de Assis: Projeto Sim, Assis - SP.
  • Aila Narane Dahwache Criado Rocha FFC - UNESP - Campus de Marília.
  • Lígia Maria Presumido Braccialli FFC - UNESP - Campus de Marília.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7289

Palabras clave:

Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Mobiliário Escolar

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7289

 

Indivíduos com Paralisia Cerebral apresentam desenvolvimento motor atípico, caracterizado por alterações posturais, de coordenação motora e de tônus muscular, que resulta em limitações no desempenho de atividades funcionais. Neste contexto destaca-se a prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva com objetivo de maximizar as habilidades funcionais destas pessoas e prover sua inclusão social. Os indivíduos com paralisia cerebral, muitas vezes, têm dificuldade para a manutenção da dinâmica corporal, principalmente na postura sentada. O objetivo deste estudo foi o de confeccionar uma cadeira e mesa escolar adaptadas com material de baixo custo e verificar sua eficácia no desempenho grafomotor de uma criança com paralisia cerebral. O participante foi uma criança com diagnóstico de paralisia cerebral diplégica, do gênero masculino. A coleta e registro dos dados foram feitos em três momentos, com a criança posicionada no mobiliário adaptado, no mobiliário escolar comum e novamente no mobiliário adaptado, para se estabelecer a comparação. A análise de dados se deu por meio de testes estatísticos não paramétricos. Não houve significância estatística e foi verificada uma inconstância nos dados apresentados, já que não se pode afirmar ao certo qual mobiliário foi mais eficaz na realização da atividade proposta e nem se houve aprendizado motor com a sua repetição. Esse fato não invalida a adequação de mobiliário escolar ao aluno com paralisia cerebral, visto que este é um fator importante para favorecer o controle e estabilidade postural ao individuo, o que interfere na coordenação motora fina destes indivíduos, influenciando no seu desempenho em atividades escolares.

Palavras - chave: Educação especial. Tecnologia assistiva. Mobiliário escolar.

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Biografía del autor/a

Lígia Maria Presumido Braccialli, FFC - UNESP - Campus de Marília.

Endereço pra correspondência:

Lígia Maria Presumido Braccialli

Departamento de Educação Especial, Av. Hygino Muzzi Filho, 737. Bairro: câmpus Universitário. CEP:17.525-900 - Marília, SP. Telefone: (14) 3402-1300.

Publicado

2014-06-02

Cómo citar

Piovezanni, M. A. T., Rocha, A. N. D. C., & Braccialli, L. M. P. (2014). Eficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebral. Revista De Educación Especial, 27(49), 485–498. https://doi.org/10.5902/1984686X7289

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua