A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial

Autores

  • Ana Maria Paula Marques Gomes Escola Superior de Educação de Paula Frassinett
  • Maria da Conceição Martins Vieira Agrupamento de Escolas de Gondomar

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13416

Palavras-chave:

Práticas colaborativas, Desenvolvimento profissional, Educação especial.

Resumo

As atuais tendências supervisivas apontam para a supervisão entre pares, uma conceção democrática de supervisão que valoriza a reflexão e a aprendizagem em colaboração, levando os professores a gerar e a partilhar atividades e conhecimentos. Acreditamos que o trabalho dos docentes em equipa, centrado na reflexão, poderá promover um desenvolvimento profissional adequado às necessidades individuais e às exigências de uma profissão em que o professor se vê permanentemente confrontado com novas situações e desafios. As práticas colaborativas assentes na troca e partilha de experiências proporcionam aprendizagens diretas, aumentam a quantidade e a qualidade de soluções e ideias e a qualidade das opções realizadas. Assim, no desenvolvimento desta investigação, de natureza descritiva/interpretativa e numa abordagem predominantemente qualitativa, definimos objetivos distintos e complementares determinados pelo refletir sobre modelos e práticas supervisivas, verificar práticas colaborativas em contexto de sala de educação especial, potenciar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no trabalho colaborativo e identificar fatores de constrangimento e de facilitação da prática de supervisão colaborativa na sala de educação especial. Dos resultados obtidos no estudo parece-nos fundamental ressaltar que na prática supervisiva deverá existir um diálogo aberto e verdadeiro interpares competindo ao supervisor, enquanto membro do corpo docente com funções supervisivas, transmitir a ideia de que todo o processo supervisivo interpares não é a avaliação, mas sim um melhor conhecimento do ato educativo, facultando a tomada de decisões pedagógicas mais adequadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Paula Marques Gomes, Escola Superior de Educação de Paula Frassinett

Licenciada em Pedagogia/Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pósgraduada em Psicomotricidade pelo Núcleo de Estudos e Observação em Psicomotricidade, do Departamento de Educação Especial e Reabilitação, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa, Máster en Logopèdia/Reabilitació dels Transtorns del Llenguage i de la Parla pela UPC - Universitat Politècnica de Catalunya e Doutorada em Ciências da Educação pela Universidad de Jaén (Espanha).

Maria da Conceição Martins Vieira, Agrupamento de Escolas de Gondomar

Coordenadora da àrea de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Gondomar e Mestre em Supervisão Pedagógica

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Gomes, A. M. P. M., & Vieira, M. da C. M. (2015). A importância da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de educação especial. Revista Educação Especial, 28(53), 751–764. https://doi.org/10.5902/1984686X13416

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua