Comunicação e socialização da criança com Transtorno do Espectro Autista: a tecnologia como instrumento de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74166

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Tecnologia, Aprendizagem

Resumo

A comunicação e o processo de ensino e aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista apontam para a necessidade de formação continuada de profissionais, tanto professores regentes quanto mediadores, tendo em vista a falta de estratégias, recursos tecnológicos e, muitas vezes, o despreparo dos profissionais para estimular os alunos desde os anos escolares iniciais. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um curso de formação continuada para professores regentes e mediadores, trazendo um recorte de uma pesquisa de mestrado com resultados da terceira unidade desenvolvida para o curso. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e investigação exploratória. Tem como procedimento a intervenção pedagógica baseada no aporte teórico sociointeracionista que traz a tecnologia como instrumento de mediação na aprendizagem e, além disso, a gamificação como uma possível estratégia de ensino e aprendizagem. Para coletar dados dessa unidade do curso foram utilizados: fórum de discussão, atividade proposta aos cursistas e aplicativo de mensagens. O resultado das interações e respostas, assim como o uso e aplicação das ferramentas e ações propostas foram suficientes para identificar aprimoramentos e construção de conhecimentos que possibilitam melhorias na prática pedagógica inclusiva dos participantes. Tais aprimoramentos podem ser aproveitados por outros profissionais de Ensino que recebam em suas escolas crianças com transtorno do espectro autista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcísio Figueiredo, Escola Municipal Amaro Prata Tavares, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Mestrado profissional em Ensino e suas Tecnologias.

Endereço para correspondência:
Rua Santa Maria, 196, Cristo Rei, São Fidélis RJ  CEP: 28400 000
telefone para contato: 22 998272926

Arilise Moraes de Almeida Lopes, Instituto Federal Fluminense

Doutorado em Informática na Educação.

Endereço: Rua Carlos Drumond de Andrade, 184
Condomínio Verti Vita, casa 21, Parque Rodoviário
CEP: 28030-270
Campos dos Goytacazes – RJ
Telefone: 22 999664668

Odila Maria Ferreira de Carvalho Mansur, Instituto Federal Fluminense

Maior titulação: Doutorado em Educação- UERJ 2018
Trabalho: Instituto Federal Fluminense - Campos dos
Goytacazes- RJ- Brasil
Função: Pedagoga

End: Rua Gilberto Siqueira, 73/801
28010400 Campos dos Goytacazes – Rj
TELEFONE: 22 999824699

Referências

ALMEIDA, I. C. A. Alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista (TEA): concepções e práticas dos professores. 2019. 147 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.

ARAGÃO, M. C. M.; BOTTENTUIT JÚNIOR, J. B.; ZAQUEU, L. C. C. O uso de aplicativos para auxiliar no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 21, n.1, p.43-57, jan./abr. 2019.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. APA. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5.ed. Arlington - VA: American Psychiatric Publishing, 2016.

BARBOSA, M. O. O transtorno do espectro autista em tempos de inclusão escolar: o foco nos profissionais de educação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 61, p. 299-310, abr./jun. 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 288p.

BRAGA, I. S.; ROSSI, T. M. F. Desenvolvimento da criança com o espectro de autismo na abordagem histórico-cultural de Vygotsky. Educação: Saberes e Prática, São Paulo, v.1, n.1, p. 32-52, 2016.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 4 ago. 2022.

CAMINHA, V. L., et al. Autismo: Vivências e Caminhos. São Paulo: Editora Blucher Open Access, 2016. 138 p.

DAMIANI, M. F. Sobre pesquisas do tipo intervenção. In: ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais [...] Campinas: UNICAMP, 2012.

FRIZZARINI, S. T.; CARGNIN, C.; AGUIAR, R. Recursos didáticos para a acessibilidade de aluno com espectro autista nas aulas de matemática. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO-COLBEDUCA, IV, 2018, Braga (Portugal). Anais [...] Braga: Universidade do Minho, 2018.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GREENSPAN, S.; WIEDER, S. Engaging autism: using the floortime approach to help children relate, communicate and think. Cambridge: Da Capo Lifelong Books, 2006.

KANASHIRO, M. D. D. M.; SEABRA JÚNIOR, M. O. Tecnologia educacional como recurso para a alfabetização da criança com transtorno do espectro autista. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, São Paulo, v. 5, n. 2, p.101-120, 2018.

LÖHR, T. Intervenção Precoce em Crianças com Autismo: modelo Denver para a promoção da linguagem, da aprendizagem e da socialização. Educar em Revista, Curitiba, v. 32, n. 59, p. 293-297, 2016.

MANSUR, O. M. F. C. Falando com bebês: da detecção de sinais de risco para Autismo à intervenção precoce. 2018. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2018.

NOVÔA, J.; BRITO, G. S. Tecnologias como Ferramentas de Ensino e Formação Continuada na Educação Especial. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v.1, n.7, ago. 2017.

PEREIRA, R. A. A utilização dos jogos digitais como recurso pedagógico no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro do autismo. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2018.

PROENÇA, M. F. R. et al. A tecnologia assistiva aplicada aos casos de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Revista Eletrônica Acervo Saúde, São Paulo, v.suplementar, n. 31, 2019.

SANTANA, M. L. S. et al. O brincar como elemento de inclusão escolar de crianças caracterizadas com transtornos do espectro autista (TEA). Interfaces da Educação, Paranaíba, v.7, n.19, p. 48-65, 2016.

SCHMIDT, C. et al. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia Teoria e Prática, São Paulo, v.18, n.1, p. 222-235, jan./abr., 2016.

SCHOOLOGY, 2021. Disponível em: https://www.schoology.com/. Acesso em: 17 dez. 2021.

SILVA, D. M. V. Aprendizagem mediada por signos e a construção de conceitos em uma perspectiva vygotskyana. Educação Pública, Rio de Janeiro, v.17, ed. 8, abr., 2017.

SILVA, K. F. W.; ROZEK, M.; SEVERO, G. A formação docente e o transtorno do espectro autista. In: SIPASE: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESSOA ADULTA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, IV, 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: PUCRS. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/14643/2/A_formacao_docente_e_o_transtorno_do_espectro_autista.pdf. Acesso em: 04 ago. 2022.

SILVA, V. C; MOREIRA, L. C. O estudante com Transtorno do Espectro Autista nas universidades brasileiras. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p.1-25, 2022.

SOUZA, S. C.; LOUREIRO, M. O. Conhecimentos necessários para professores que atuam com alunos com transtorno do espectro do autismo/Necessary knowledge for teachers working with students with autism spectrum disorder. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 5, p. 29102-29114, 2020.

TORRES, J. S. et al. Inclusão de crianças autistas no ambiente escolar/Inclusion of autistic children in the school environment. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.6, n.5, p. 24535-24546, 2020.

TREVIZAN, Z.; PESSOA, A. S. G. Psiquismo, linguagem e autismo: contribuições da semiótica nos contextos educativos. Educar em Revista, Curitiba, v.34, n.71, p. 241-258, 2018.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal.Tradução de Denise Regina Sales, Marta Kohl de Oliveira e Priscila Nascimento Marques. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.4, p. 863-869, 2011.

YAMAGUCHI, K. K. L.; SOUZA, R. M.; SILVA, R. M. Perspectiva Docente Sobre a Inclusão de Alunos Portadores do Espectro do Autismo. Pensar Acadêmico, Coqueiro- Manhuaçu, v.18, n.1, p.18-29, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Figueiredo, T., Lopes, A. M. de A., & Mansur, O. . M. F. de C. (2023). Comunicação e socialização da criança com Transtorno do Espectro Autista: a tecnologia como instrumento de aprendizagem. Revista Educação Especial, 36(1), e42/1–30. https://doi.org/10.5902/1984686X74166

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.