Adaptação curricular no Ensino de Ciências: reflexões de professores de escolas inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X63190

Palavras-chave:

Adaptação curricular, Ensino de Ciências e Inclusão, Formação de Professores.

Resumo

Nos últimos anos tem sido observado um crescente aumento no número de matrículas de estudantes com deficiência, principalmente nas escolas públicas regulares de todo o Brasil. Esses alunos têm seus direitos assegurados por lei, devendo ter acesso à escola com uma educação de qualidade juntamente com seus colegas. Sustentada neste entendimento, o presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil, que objetivou refletir sobre a adaptação curricular no ensino de Ciências, na perspectiva da educação inclusiva. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como proposta um curso a professores que ensinam Ciências no município de Gravataí-RS e os dados, que emergiram da interação dos participantes ao longo do curso, foram analisados inspirados nas premissas da análise descritiva interpretativa. A pesquisa aponta indícios de que dentro da proposta de uma escola inclusiva, a adaptação curricular é uma estratégia importante para que os estudantes tenham acesso aos conhecimentos científicos. Entretanto, os professores necessitam aprofundar discussões sobre a temática para realizar ajustes nos conteúdos do currículo.

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Biografia do Autor

Mônica Silveira Bereta, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

Mestra pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.

Marlise Geller, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS

Professora doutora da Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil.

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Publicado

2021-03-23

Como Citar

Bereta, M. S., & Geller, M. (2021). Adaptação curricular no Ensino de Ciências: reflexões de professores de escolas inclusivas. Revista Educação Especial, 34, e9/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X63190

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua