Inclusão escolar: concepções de psicólogos escolares e educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X30410Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Educação Especial, Psicologia da Educação.Resumo
Esse estudo teve como objetivo investigar a concepção de psicólogos escolares e educacionais sobre a inclusão escolar. Tratou-se de um estudo de campo, qualitativo, descritivo, que teve como participantes dez psicólogos escolares e educacionais que atuavam na Educação Básica em escolas da rede privada de ensino. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada, analisado pelo método da análise de conteúdo. Mediante a análise, obtiveram-se cinco categorias: inclusão escolar como relevante e desafiadora; inclusão escolar como obrigatoriedade legal; promoção da inclusão escolar; escola como espaço de aprendizagem e/ou socialização; e benefícios da inclusão escolar. Os resultados apontaram que os psicólogos escolares e educacionais concebem a inclusão escolar como um processo relevante, desafiador e benéfico para os envolvidos. Os desafios abrangeram aspectos relacionados principalmente à necessidade de suporte físico, humano e governamental para a efetivação da inclusão escolar. Os benefícios direcionaram-se para todos os alunos e para os profissionais que atuam no ambiente escolar.
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