Inclusão escolar: concepções de psicólogos escolares e educacionais

Autores

  • Thaisa da Silva Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)
  • Camila Siqueira Cronemberger Freitas Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Fauston Negreiros Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X30410

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Psicologia da Educação.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo investigar a concepção de psicólogos escolares e educacionais sobre a inclusão escolar. Tratou-se de um estudo de campo, qualitativo, descritivo, que teve como participantes dez psicólogos escolares e educacionais que atuavam na Educação Básica em escolas da rede privada de ensino. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada, analisado pelo método da análise de conteúdo. Mediante a análise, obtiveram-se cinco categorias: inclusão escolar como relevante e desafiadora; inclusão escolar como obrigatoriedade legal; promoção da inclusão escolar; escola como espaço de aprendizagem e/ou socialização; e benefícios da inclusão escolar. Os resultados apontaram que os psicólogos escolares e educacionais concebem a inclusão escolar como um processo relevante, desafiador e benéfico para os envolvidos. Os desafios abrangeram aspectos relacionados principalmente à necessidade de suporte físico, humano e governamental para a efetivação da inclusão escolar. Os benefícios direcionaram-se para todos os alunos e para os profissionais que atuam no ambiente escolar. 

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Biografia do Autor

Thaisa da Silva Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Camila Siqueira Cronemberger Freitas, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Efetiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). 

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor-pesquisador adjunto III do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Compõe o GT Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). 

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Fonseca, T. da S., Freitas, C. S. C., & Negreiros, F. (2018). Inclusão escolar: concepções de psicólogos escolares e educacionais. Revista Educação Especial, 31(62), 603–616. https://doi.org/10.5902/1984686X30410

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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