Trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e da educação especial

Autores

  • João Carlos Vieira Casal Instituto Superior Ciências Educativas
  • Francisca Maria Rochas Almas Fragoso Instituto Superior Ciências Educativas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26898

Palavras-chave:

, Trabalho Colaborativo, Educação Inclusiva, Professor Educação Especial, Professor do Ensino Regular.

Resumo

Este estudo pretende conhecer e compreender o trabalho de articulação que os professores do ensino regular estabelecem com os professores de educação especial. A metodologia segue uma perspetiva qualitativa. A estratégia de investigação utilizada para a recolha de dados, é o inquérito por questionário, que foi aplicado a duas populações de professores, do ensino regular e da educação especial do mesmo nível de ensino. Às respostas dos questionários foi aplicada uma análise de conteúdos. Os resultados permitem concluir da necessidade de tornar compatíveis os horários dos professores do ensino regular e de educação especial, de desenvolver a cultura e o trabalho colaborativo e de melhorar a formação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Vieira Casal, Instituto Superior Ciências Educativas

Professor Especialista na área da Educação Especial, Mestrado em educação especial, Pósgraduado em educação especial, Licenciado em educação especial, Doutorando em educação especial, Professor profissionalizado há 36 anos, dos quais 36 foram exercidos na educação especial, onde ocupou por 34 vezes cargos de coordenação/direção. Para além do trabalho desenvolvido diretamente com alunos portadores de NEE, tem sido dinamizador de diversos momentos de formação no âmbito da formação contínua, sendo atualmente professor coordenador no Instituto Superior de Ciências de Educação, repartindo-se igualmente pelas funções de assessor de diversas entidades públicas e privadas. Atualmente a coordenar o Departamento de Educação Especial e Serviços Técnico Pedagógicos do Agrupamento de Escolas Terras de Larus, tem vindo a desenvolver vários projetos junto da comunidade educativa no sentido de promover a inclusão e alunos com NEE tendo sido nomeado pelo Conselho Superior da Magistratura Juiz Social do Tribunal da Comarca do Seixal após ter presidido à Comissão de Proteção de Menores do Seixal. Atividade como formador acreditado pelo concelho científico - pedagógico da formação contínua. Orientação de 72 dissertações de mestrado em EE, com artigos publicados; Arguência de 62 dissertações de mestrado em EE. Colaboração em 3 estudos, já publicados, efetuados na ECAE do Seixal sobre levantamento de opiniões das famílias face ao atendimentos prestado pelos técnicos dos Apoios Educativos (1998/99); Opiniões dos alunos com NEE´s sobre o funcionamento dos Apoios Educativos (1999/2000); Opiniões dos docentes de Apoio Educativo da Península de Setúbal face à aprendizagem na sala de aula de crianças com NEE´s (2000/01).

 

 

 

Francisca Maria Rochas Almas Fragoso, Instituto Superior Ciências Educativas

Desempenha funções de Docente da Educação Especial desde 1998 em escolas particulares e do Ministério da Educação e é investigadora do Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas. Em termos da formação académica, possui Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor pelo Instituto Superior de Ciências Educativa, Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial pela Escola Superior de Educação Jean Peaget e Curso de Educadores de Infância, pela Escola do Magistério Primário de Évora. Foi arguente nalguns júris de Mestrado em Educação Especial e em vários projetos no âmbito da Pós-Graduação em Intervenção Precoce. Participou em várias conferências e seminários de Educação Especial onde também apresentou comunicações. É autora de vários textos em educação especial, nomeadamente, artigos e capítulos de livros. Ao longo da sua carreira participou em numerosas açõesde formação contínua em diversas da temáticas educação.

 

 

Referências

Aguelles, M.E.; Hughes, M.T.; Schumm, J.S. (2000); Co –Teaching: a different approach to inclusion. Principal, Reston, v.79, nº4, pp 48-50.

Bardin, L.(1979); Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 79.

Campos, B. P.(1988); “Política de Formação de Professores na Lei de Bases do Sistema educativo”, Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, XXII, pp. 83-100.

Carvalho, L. M.(1991); Clima de escola e Estabilidade dos Professores, Lisboa, Educa.

Chiavenato, I.(1983); Introdução à Teoria Geral da Administração, S. Paulo, McGraw-Hill.

Cook, L. & Friend, M. (1995); Co-Teaching: Guidelines for creating effective practices. Focus on Exceptional Children, nº28, pp 1-16.

Correia, Ana P.S.O. (2007); Contributos do Projecto Educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre professores, Mestrado em Supervisão Pedagógica – Departamento Ciências de Educação da Universidade Aberta.

Correia, L.M. (2003); Educação Especial e Inclusão. Porto. Colecção Educação especial, Porto Editora.

Correia, L.M. (2005); Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um Guia para Educadores. Porto, Porto Editora.

Correia, L.M. (2008); Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um Guia para Educadores e Professores. 2ª Edição – Revista e ampliada. Porto. Porto Editora.

Costa, J. A.(1991); Gestão escolar – Participação – Autonomia, Lisboa, Texto Editora.

Damiani (2008), cit. Varela, L. e Freitas E. ; Aprendizagens Cooperativas. Porto. ASA.

Freitas, M. & Freitas V. (2002); Aprendizagem Cooperativa. Porto. ASA

Formosinho, J.(1987); “Profissionalização em serviço – um projecto educativo de formação profissional de professores”, Psicologia, Braga, Vol. 3, pp. 351-369.

Formosinho, J. & Pinto, C. A.(1987); “A Atribuição Causal do Insucesso – O posicionamento de uma amostra de professores”, Psicologia, Vol. 3, pp. 259-264.

Formosinho, J. (1987); “Fundamentos Psicológicos para um modelo desenvolvimentista de formação de professores”, Psicologia, Vol. 3, pp. 247-257

Fullan, M. & Hargreaves, A. ( 2001); Por que vale a pena lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto. Porto Editora.

Ghiglione, R. & Matalon, B.(1992); O Inquérito – Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora.

Gisbert, J. P. A. & outros(1986); Education Especial, Madrid, Cincel.

Gomes, R.(1993); Culturas de Escola e Identidade dos Professores, Lisboa, Educa.

Hargreaves, A. (1998); Os professores em tempo de mudança. O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide-Portugal: Mcgraw-Hill Portugal

Isidro, P. (2008); O trabalho cooperativo na construção do saber matemático dos alunos – Dissertação de Mestrado em Educação Matemática: Universidade Aberta.

Lambert, Jean-Luc (1991); “Transformation de la pédagogie spécialist à l’heure de l’integration scolaire”, Sauvegarde de l’enfant, Montrouge, n.º 3-4, pp. 278-285.

Lantiere, N. & Verillon (1991); “Quelles voies pour une integration scolaire réussi?”, Sauvegarde de l’enfant, Montrouge, n.º 3-, pp.250-258.

Lainé, T.(1991); L’integration scolaire”, Sauvegarde de l’enfant, Montrouge, n.º 3-4, pp. 226-234.

Lukatos, E. M. & Marconi, M. A.(1987); Sociologia Geral, S. Paulo, Editora Atlas S.A.

Maisonneuve, J.(1967(; A Dinâmica dos Grupos, Lisboa, Edição Livros do Brasil.

Mialaret, G.(1981); A Formação dos Professores, Coimbra, Livraria Almedina.

Marc, E. & Picard, D.(s/dta); A Interacção Social, Porto, Rés.

Mendes, E. (2006); Colaboração entre ensino regular e especial: o caminho do desenvolvimento pessoal para a inclusão escolar. In MANZINI, J. – Inclusão e acessibilidades, pp 29-41

Nóvoa, A. & outros(1992); As Organizações Escolares em Análise, Lisboa, Publicações D. Quixote.

Nóvoa, A. & outros(1992); Vidas de Professores, Porto, Porto Editora.

Nóvoa, A. & outros (1987); Investigação Educacional, Cruz Quebrada, ISEF.

Panchaud, I.(1991); “Vingt ans d’integration scolaire en Italie”, Sauvegarde de l’enfant, Montrouge, n.º 3-4, pp. 294-309.

Patrício, M. F.(1988); A Formação de Professores, Lisboa, Texto Editora.

Peterson, P. (2006); Inclusão nos Estados Unidos: implementação e capacitação de professores. Revista Brasileira de Educação especial, v.12, nº1.

Ripley, S. (1997); Colaboration between general and special education teachers. USA: ERIC Digest.

Roldão, M.C. (2007); Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Jan-Abril, nº34, pp. 94-103.

Salend, S.J. & Duhaney, L.M.G. ( 1999); The impacts of inclusion on studens with and withaout disabilities and their educators. Remedial and Special Education, v.20, nº2, pp 114-126.

Santos, Maria E. Brederode (1991); Os Aprendizes de Pigmaleão, Estarreja, Edição do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento.

Serrano, J. (2005); Percursos e práticas para uma escola inclusiva. Tese de Doutoramento. Universidade do Minho.

Stainback, S. & Stainback, W. ( 1999); Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. Madrid. Editora Popular, S.A:

Tomás, A. (1987); “E você, é um professor preocupado?”, Psicologia, Vol. 3, pp. 265-277.

Tomkiewicz, S.(1991); “L’integration scolaire d’enfants handicaps en France”, Sauvegarde de l’enfant, Montrouge, n.º 3-4, pp. 201-212.

Vieira, R.(1992); Entre a Escola e o Lar, Lisboa, Escher Editora.

Sistema de Educação Especial (1985), Actas do Seminário Nacional, Projecto OCDE/CERI, SNR, Lisboa.

Sistema de Educação Especial em Portugal (1984), Relatório dos peritos estrangeiros sobre a primeira fase do projecto da OCDE/CERI – Educação dos jovens deficientes e a sua transição para a vida activa, SNR, Lisboa.

A Educação Especial Integrada (1982), SNR, Lisboa.

Downloads

Publicado

2019-06-05

Como Citar

Casal, J. C. V., & Fragoso, F. M. R. A. (2019). Trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e da educação especial. Revista Educação Especial, 32, e58/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X26898

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.