Collaborative work between teachers of the regular education and special education

Authors

  • João Carlos Vieira Casal Instituto Superior Ciências Educativas
  • Francisca Maria Rochas Almas Fragoso Instituto Superior Ciências Educativas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26898

Keywords:

Cooperation, Collaborative Work, Special Education.

Abstract

This study aims to know how special education teachers and regular education teachers cooperate. Thus, it is intended to analyse the expectation they have of each other, the difficulties they found in the collaborative work, and what their cooperation practices are. The methodology was based on an exploratory interview and a questionnaire that was applied to a sample of 20 special education teacher and to another of 20 teachers of regular education. The response rate was 50% and content analysis was used to analyse the results. The study allows concluding that teacher of special education and regular education find useful in cooperative attitudes. The difficulties of cooperation are related to the obstacles posed by the organisational structure and communication between professionals, evident in the perception that teachers of regular education have about their special education colleagues.

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Author Biographies

João Carlos Vieira Casal, Instituto Superior Ciências Educativas

Professor Especialista na área da Educação Especial, Mestrado em educação especial, Pósgraduado em educação especial, Licenciado em educação especial, Doutorando em educação especial, Professor profissionalizado há 36 anos, dos quais 36 foram exercidos na educação especial, onde ocupou por 34 vezes cargos de coordenação/direção. Para além do trabalho desenvolvido diretamente com alunos portadores de NEE, tem sido dinamizador de diversos momentos de formação no âmbito da formação contínua, sendo atualmente professor coordenador no Instituto Superior de Ciências de Educação, repartindo-se igualmente pelas funções de assessor de diversas entidades públicas e privadas. Atualmente a coordenar o Departamento de Educação Especial e Serviços Técnico Pedagógicos do Agrupamento de Escolas Terras de Larus, tem vindo a desenvolver vários projetos junto da comunidade educativa no sentido de promover a inclusão e alunos com NEE tendo sido nomeado pelo Conselho Superior da Magistratura Juiz Social do Tribunal da Comarca do Seixal após ter presidido à Comissão de Proteção de Menores do Seixal. Atividade como formador acreditado pelo concelho científico - pedagógico da formação contínua. Orientação de 72 dissertações de mestrado em EE, com artigos publicados; Arguência de 62 dissertações de mestrado em EE. Colaboração em 3 estudos, já publicados, efetuados na ECAE do Seixal sobre levantamento de opiniões das famílias face ao atendimentos prestado pelos técnicos dos Apoios Educativos (1998/99); Opiniões dos alunos com NEE´s sobre o funcionamento dos Apoios Educativos (1999/2000); Opiniões dos docentes de Apoio Educativo da Península de Setúbal face à aprendizagem na sala de aula de crianças com NEE´s (2000/01).

 

 

 

Francisca Maria Rochas Almas Fragoso, Instituto Superior Ciências Educativas

Desempenha funções de Docente da Educação Especial desde 1998 em escolas particulares e do Ministério da Educação e é investigadora do Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas. Em termos da formação académica, possui Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor pelo Instituto Superior de Ciências Educativa, Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial pela Escola Superior de Educação Jean Peaget e Curso de Educadores de Infância, pela Escola do Magistério Primário de Évora. Foi arguente nalguns júris de Mestrado em Educação Especial e em vários projetos no âmbito da Pós-Graduação em Intervenção Precoce. Participou em várias conferências e seminários de Educação Especial onde também apresentou comunicações. É autora de vários textos em educação especial, nomeadamente, artigos e capítulos de livros. Ao longo da sua carreira participou em numerosas açõesde formação contínua em diversas da temáticas educação.

 

 

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Published

2019-06-05

How to Cite

Casal, J. C. V., & Fragoso, F. M. R. A. (2019). Collaborative work between teachers of the regular education and special education. Special Education Magazine, 32, e58/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X26898