O transtorno do espectro autista em tempos de inclusão escolar: o foco nos profissionais de educação

Marily Oliveira Barbosa

Resumo


O objetivo desse estudo é analisar o ponto de vista dos profissionais de educação que atuam com o estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no que diz respeito aos desafios de escolarização em ambiente de ensino regular. Para tanto utilizou-se a pesquisa fundamentada no materialismo histórico dialético, com a pesquisa ação e estudo de caso envolvendo um estudante com TEA e as profissionais de educação, a saber:  professora de sala de aula, professora do Atendimento Educacional Especializado, profissional de apoio escolar e coordenadora pedagógica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, entrevista e sessões reflexivas para a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI). Como resultados apreendemos que as profissionais que lidavam com o estudante eram favoráveis a inclusão escolar, contudo enfrentavam inúmeros desafios em atuar na docência para com o estudante. Visando auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem do estudante foi construído o PEI. Esse plano possibilitou que as profissionais dialogassem sobre o estudante e sua escolarização, ampliando assim a visão das potencialidades do estudante, assim foi possível construir atitudes e atividades que auxiliassem na inclusão escolar.


Palavras-chave


Educação Especial; Inclusão escolar; Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X24248

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________