Indícios das possibilidades de aprendizagem de um aluno cego no contexto da Educação Física Escolar

José Milton Azevedo Andrade, Ana Paula de Freitas

Resumo


Busca-se neste estudo indícios das possibilidades de um aluno cego aprender conteúdos escolares a partir da dinâmica interativa que ocorre no contexto das aulas de Educação Física. Para tal investigação, assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede pública estadual de São Paulo. Foi sujeito do estudo um aluno cego matriculado no 2º ano do ensino médio. Em consonância com a matriz teórica assumida, utilizou-se o recurso da videogravação para registrar as dinâmicas interativas do aluno, sua professora e pares, durante as aulas de Educação Física. Os dados foram transcritos minuciosamente e analisados buscando-se indícios da possibilidade da participação e aprendizagem escolar do aluno no contexto especificado, conforme os princípios da análise microgenética. Os resultados indicaram que o modo como o aluno é tratado pela professora e pelos pares evidencia um enfoque prospectivo sobre a deficiência que privilegia as suas potencialidades e pela palavra do outro, o aluno cego, pode “ver” e aprender sobre o mundo. Considera-se que a participação e a aprendizagem de alunos com deficiência estão atreladas à concepção social de desenvolvimento humano. A escola e seus atores necessitam orientar-se por uma visão de desenvolvimento que se encontra nas condições culturais, dadas e criadas pelo homem, e se distanciar-se de concepções arraigadas unicamente nos aspectos biológicos da deficiência.


Palavras-chave


inclusão escolar; relações de ensino; educação física

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X18559

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________