Indícios das possibilidades de aprendizagem de um aluno cego no contexto da Educação Física Escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X18559Palavras-chave:
inclusão escolar, relações de ensino, educação físicaResumo
Busca-se neste estudo indícios das possibilidades de um aluno cego aprender conteúdos escolares a partir da dinâmica interativa que ocorre no contexto das aulas de Educação Física. Para tal investigação, assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede pública estadual de São Paulo. Foi sujeito do estudo um aluno cego matriculado no 2º ano do ensino médio. Em consonância com a matriz teórica assumida, utilizou-se o recurso da videogravação para registrar as dinâmicas interativas do aluno, sua professora e pares, durante as aulas de Educação Física. Os dados foram transcritos minuciosamente e analisados buscando-se indícios da possibilidade da participação e aprendizagem escolar do aluno no contexto especificado, conforme os princípios da análise microgenética. Os resultados indicaram que o modo como o aluno é tratado pela professora e pelos pares evidencia um enfoque prospectivo sobre a deficiência que privilegia as suas potencialidades e pela palavra do outro, o aluno cego, pode “ver” e aprender sobre o mundo. Considera-se que a participação e a aprendizagem de alunos com deficiência estão atreladas à concepção social de desenvolvimento humano. A escola e seus atores necessitam orientar-se por uma visão de desenvolvimento que se encontra nas condições culturais, dadas e criadas pelo homem, e se distanciar-se de concepções arraigadas unicamente nos aspectos biológicos da deficiência.
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