Buscando sinais de liderança pelo coordenador de Educação Especial

Isabel Eufrásio Correia, Paula Coelho Santos, Carlota Lloyd Braga Fernandes Tomaz

Resumo


As autoras apresentam um estudo que visa clarificar e aprofundar o perfil de competências profissionais do Coordenador da Educação Especial (CEE), nas escolas regulares portuguesas, com particular atenção à dimensão supervisiva inerente à respetiva ação.

Após uma breve abordagem ao estado da arte sobre o processo de supervisão em Educação Especial (EE), apresenta-se o estudo empírico que inclui a aplicação dum inquérito por questionário (IQ) a três grupos de informantes-chave (cuja opinião se considerou relevante para a equação das funções de CEE): professores de EE (PEE), CEE e Diretores de agrupamentos[1]/escolas não agrupadas (DAE), pertencentes à DSRC[2] da DGEstE[3].

Os resultados obtidos apontam para um enquadramento organizacional/supervisivo em EE dissemelhante, podendo, todavia, identificar-se uma ação liderante do CEE satisfatória, baseada em atividades de diálogo e reflexão e, respeitando princípios de colaboração e solidariedade.


[1] Conjuntos de escolas desde o pré-escolar ao ensino secundário.

[2] DSRC - Direção de Serviços da Região Centro - abrange os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

[3] DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos de Escolares.


Palavras-chave


Supervisão; Educação Especial; Coordenador de educação especial

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X13672

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________