Buscando sinais de liderança pelo coordenador de Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X13672Palavras-chave:
Supervisão, Educação Especial, Coordenador de educação especialResumo
As autoras apresentam um estudo que visa clarificar e aprofundar o perfil de competências profissionais do Coordenador da Educação Especial (CEE), nas escolas regulares portuguesas, com particular atenção à dimensão supervisiva inerente à respetiva ação.
Após uma breve abordagem ao estado da arte sobre o processo de supervisão em Educação Especial (EE), apresenta-se o estudo empírico que inclui a aplicação dum inquérito por questionário (IQ) a três grupos de informantes-chave (cuja opinião se considerou relevante para a equação das funções de CEE): professores de EE (PEE), CEE e Diretores de agrupamentos[1]/escolas não agrupadas (DAE), pertencentes à DSRC[2] da DGEstE[3].
Os resultados obtidos apontam para um enquadramento organizacional/supervisivo em EE dissemelhante, podendo, todavia, identificar-se uma ação liderante do CEE satisfatória, baseada em atividades de diálogo e reflexão e, respeitando princípios de colaboração e solidariedade.
[1] Conjuntos de escolas desde o pré-escolar ao ensino secundário.
[2] DSRC - Direção de Serviços da Região Centro - abrange os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
[3] DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos de Escolares.
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