Buscando sinais de liderança pelo coordenador de Educação Especial

Autores

  • Isabel Eufrásio Correia
  • Paula Coelho Santos Universidade de Aveiro
  • Carlota Lloyd Braga Fernandes Tomaz Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13672

Palavras-chave:

Supervisão, Educação Especial, Coordenador de educação especial

Resumo

As autoras apresentam um estudo que visa clarificar e aprofundar o perfil de competências profissionais do Coordenador da Educação Especial (CEE), nas escolas regulares portuguesas, com particular atenção à dimensão supervisiva inerente à respetiva ação.

Após uma breve abordagem ao estado da arte sobre o processo de supervisão em Educação Especial (EE), apresenta-se o estudo empírico que inclui a aplicação dum inquérito por questionário (IQ) a três grupos de informantes-chave (cuja opinião se considerou relevante para a equação das funções de CEE): professores de EE (PEE), CEE e Diretores de agrupamentos[1]/escolas não agrupadas (DAE), pertencentes à DSRC[2] da DGEstE[3].

Os resultados obtidos apontam para um enquadramento organizacional/supervisivo em EE dissemelhante, podendo, todavia, identificar-se uma ação liderante do CEE satisfatória, baseada em atividades de diálogo e reflexão e, respeitando princípios de colaboração e solidariedade.


[1] Conjuntos de escolas desde o pré-escolar ao ensino secundário.

[2] DSRC - Direção de Serviços da Região Centro - abrange os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

[3] DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos de Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Coelho Santos, Universidade de Aveiro

Departamento de Educação, Ciências da Educação

 

 

 

 

 

Carlota Lloyd Braga Fernandes Tomaz, Universidade de Aveiro

Departamento de Educação, Ciências da Educação

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Correia, I. E., Santos, P. C., & Tomaz, C. L. B. F. (2015). Buscando sinais de liderança pelo coordenador de Educação Especial. Revista Educação Especial, 28(53), 635–648. https://doi.org/10.5902/1984686X13672

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua