Escenario Surdo y sus lugares de habla la Revista Educação Especial: un análisis por Redes Sociales

Autores/as

  • Renata Barbosa Dionysio Universidade Federal do Tocantins Instituto Nacional de Surdos CEFET-RJ http://orcid.org/0000-0002-4841-2974
  • Álvaro Chrispino Bolsista de Produtividade em Educação/CNPq. Doutor (2001) e Mestre em Educação (1991) pela UFRJ. Licenciado em Química (1983). Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela FGV/EBAPE (2011). Professor Titular do CEFET/RJ atuando nos Programas de Pós-graduação (Doutorado e Mestrados) e de Química no Ensino Médio. Coordenador do PPCTE-Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (Doutorado e Mestrado). Possui livros e artigos em periódicos especializados na área de Educação, Ensino de Química/Ciências e CTS. Atualmente participa de projetos de pesquisa internacionais e é líder de grupo de pesquisa/CNPq CTS e Educação. As áreas de sua produção são: políticas públicas e gestão de sistemas educacionais, ensino de química/ciências, CTS-ciência-tecnologia-sociedade e mediação de conflitos. Ocupou diversas funções públicas, dentre elas a de Diretor de Gestão Estratégica do CEFET/RJ (2011/2013), Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009), Subsecretário de Estado de Educação do Distrito Federal (2007) e do Estado do Rio de Janeiro (1997/98) e Diretor Científico do CECIERJ (1995/1996). É Fellow da IUPAC - International Union Pure and Apllied Chemistry, Editor Associado da revista Educacion Quimica (México) e membro de conselhos consultivos e editoriais de periódicos (nacionais e internacionais) nas áreas de Educação e Ensino. http://orcid.org/0000-0001-9914-3471

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31128

Palabras clave:

Sordera, Políticas públicas, Redes sociales.

Resumen

Las políticas públicas educativas tiene nun papel fundamental en la construcción y concreción de escenarios donde la educación sea valorada y tenga como foco central al alumno y sus derechos como sujeto social y en esta perspectiva es importante conocer las discusiones acerca de la Educación de Sordos. El presente artículo tiene como objetivo caracterizar los estudios acerca de las ordera y dels ordoen la Revista Educação Especial em el período de 2000 a 2017. Para ello, a partir de los 569 artículos que están disponibles em el sitio de la revista, se seleccionar on 60 artículos que tratan de esta temática (Apéndice 1). Se realizar on estudios a través de redes sociales para establecer interrelaciones entre palabras clave, autores, obras más referenciadas y también publicaciones por año. Las reflexiones hechas a partir de los análisis muestran la importancia de realizar estudios que posicionen al sordo como sujeto social dentro de una perspectiva socio, histórico-cultural donde el bilingüismo tiene el papel de possibilitar la comunicación entre los individuos y también su desarrollo cultural. El análisis permitió percibir que el tema materiales didácticos es uno de los más presentes cuando se refiere a la educación de sordos, así como inclusión y libras. Se percibiótambién que el conjunto de leyes y decretos relacionados al tema son referencias importantes en los estudios investigados.

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Biografía del autor/a

Renata Barbosa Dionysio, Universidade Federal do Tocantins Instituto Nacional de Surdos CEFET-RJ

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Especialista em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Araguaína, atuando na área de Educação em Química. Em atual exercício provisório no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET/RJ, onde se encontra na linha de pesquisa de Formação de Professores em Ciência, Tecnologia e Educação. Integrante  do  Laboratório  de  Pesquisa  em  Educação  em  Ciências  e Representações  Sociais (EDUCIRS).  Realiza pesquisas no campo do Ensino de Ciências, Educação em Química. Semiótica e Tecnologia da Comunicação e Informação.

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Publicado

2019-01-01

Cómo citar

Dionysio, R. B., & Chrispino, Álvaro. (2019). Escenario Surdo y sus lugares de habla la Revista Educação Especial: un análisis por Redes Sociales. Revista De Educación Especial, 32, e11/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X31128

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua