Cenário Surdo e seus lugares de fala na Revista Educação Especial: uma análise por Redes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X31128Palavras-chave:
Deafness, Public Policy, Social Networks.Resumo
As políticas públicas educacionais tem um papel fundamental na construção e concretização de cenários onde a educação seja valorizada e tenha como foco central o aluno e seus direitos como sujeito social e, nesta perspectiva, é importante conhecer as discussões a respeito da Educação de Surdos. O presente artigo tem como objetivo caracterizar os estudos a respeito da surdez e do surdo na Revista Educação Especial no período de 2000 a 2017. Para isso, a partir dos 569 artigos que estão disponibilizados no site da revista foram selecionados 60 artigos que tratam dessa temática (Apêndice 1). Realizaram-se estudos por meio de redes sociais para estabelecer interrelações entre palavras-chave, autores, obras mais referenciadas e também publicações por ano. As reflexões feitas a partir das análises mostram a importância de realizar estudos que posicionem o surdo como sujeito social dentro de uma perspectiva sócio, histórico-cultural onde o bilinguismo tem o papel de possibilitar a comunicação entre os indivíduos e também seu desenvolvimento cultural. A análise permitiu perceber que o tema materiais didáticos é um dos mais presentes quando se refere à educação de surdos, assim como inclusão e libras. Percebeu-se também que o conjunto de leis e decretos relacionados ao tema são referências importantes nos estudos investigados.
Downloads
Referências
ALBRES, N. de A.. Surdos & Inclusão Educacional. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, 2010.
BRASIL. Decreto nº5.626. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em :< http://www.planalto .gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm> Acesso em : 19.nov.2017.
BRASIL. Lei nº 10.098. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em :< http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm#art18> Acesso em: 19.nov.2017.
BRASIL. Lei nº 10.436. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em :< http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/LEIS/2002/L10436.htm> Acesso em : 19.nov.2017.
BRASIL. Lei nº 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm> Acesso em : 19.nov.2017.
BRASIL. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 19.nov.2017.
AUTOR1, 2016.
AUTOR1.; AUTOR2.; AUTOR 3 , 2015 .
.
AUTOR 1; AUTOR4.; AUTOR2. 2013b.
AUTOR1. et al. 2013a.
JAKIMIU, V. C.de L. Considerações acerca do campo disciplinar das políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemolólogos em Política Educativa, v.1, n.2, pp.221-229, 2016.
KELMAN, C. A. Multiculturalismo e surdez: respeito às culturas minoritárias. In: LORDI, Ana Claudia Balieiro.; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de .; FERNANDES, Eulalia (Org.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. 2ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
LIMA, C. M.; SAMPAIO, C. S..; RIBEIRO, T.. Apontamentos sobre a educação de Surdos: aprendizagens no encontro com a surdez. Revista Espaço. n.43, p. 89-110, jan./jun., 2015.
MELO, T. B.. et al. Os temas de pesquisa que orbitam o enfoque CTS: Uma análise de rede sobre a Produção Acadêmica Brasileira em Ensino. RBPEC. v. 16. n. 3. p. 587-606, 2016.
PEREGRINO, G. S.. Preconceito contra surdez e a Libras: alunos surdos rompem o silenciamento. In: ANDRADE, M.(Org.) Diferenças Silenciadas: pesquisas em educação, preconceitos e discriminações. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.
QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
QUADROS, R. M. O “BI” em bilinguismo na Educação de surdos. In: LORDI, Ana Claudia Balieiro.; MÉLO, Ana D. B.; FERNANDES, E.. (Org.) Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. 2ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
AUTOR 5 et al. 2017.
SENNA, V. Introdução. In: ANDRÉ, S.;COSTA, A.C.G. Educação para o Desenvolvimento Humano. São Paulo: Saraiva: Instituto Ayrton Senna, 2004.
SKLIAR, C. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (Org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 8ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.
SKLIAR, C. (Org.). Educação & Exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).