Cenário Surdo e seus lugares de fala na Revista Educação Especial: uma análise por Redes Sociais

Autores

  • Renata Barbosa Dionysio Universidade Federal do Tocantins Instituto Nacional de Surdos CEFET-RJ http://orcid.org/0000-0002-4841-2974
  • Álvaro Chrispino Bolsista de Produtividade em Educação/CNPq. Doutor (2001) e Mestre em Educação (1991) pela UFRJ. Licenciado em Química (1983). Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela FGV/EBAPE (2011). Professor Titular do CEFET/RJ atuando nos Programas de Pós-graduação (Doutorado e Mestrados) e de Química no Ensino Médio. Coordenador do PPCTE-Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (Doutorado e Mestrado). Possui livros e artigos em periódicos especializados na área de Educação, Ensino de Química/Ciências e CTS. Atualmente participa de projetos de pesquisa internacionais e é líder de grupo de pesquisa/CNPq CTS e Educação. As áreas de sua produção são: políticas públicas e gestão de sistemas educacionais, ensino de química/ciências, CTS-ciência-tecnologia-sociedade e mediação de conflitos. Ocupou diversas funções públicas, dentre elas a de Diretor de Gestão Estratégica do CEFET/RJ (2011/2013), Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009), Subsecretário de Estado de Educação do Distrito Federal (2007) e do Estado do Rio de Janeiro (1997/98) e Diretor Científico do CECIERJ (1995/1996). É Fellow da IUPAC - International Union Pure and Apllied Chemistry, Editor Associado da revista Educacion Quimica (México) e membro de conselhos consultivos e editoriais de periódicos (nacionais e internacionais) nas áreas de Educação e Ensino. http://orcid.org/0000-0001-9914-3471

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31128

Palavras-chave:

Deafness, Public Policy, Social Networks.

Resumo

As políticas públicas educacionais tem um papel fundamental na construção e concretização de cenários onde a educação seja valorizada e tenha como foco central o aluno e seus direitos como sujeito social e, nesta perspectiva, é importante conhecer as discussões a respeito da Educação de Surdos. O presente artigo tem como objetivo caracterizar os estudos a respeito da surdez e do surdo na Revista Educação Especial no período de 2000 a 2017. Para isso, a partir dos 569 artigos que estão disponibilizados no site da revista foram selecionados 60 artigos que tratam dessa temática (Apêndice 1). Realizaram-se estudos por meio de redes sociais para estabelecer interrelações entre palavras-chave, autores, obras mais referenciadas e também publicações por ano. As reflexões feitas a partir das análises mostram a importância de realizar estudos que posicionem o surdo como sujeito social dentro de uma perspectiva sócio, histórico-cultural onde o bilinguismo tem o papel de possibilitar a comunicação entre os indivíduos e também seu desenvolvimento cultural. A análise permitiu perceber que o tema materiais didáticos é um dos  mais presentes quando se refere à educação de surdos, assim como inclusão e libras. Percebeu-se também que o conjunto de leis e decretos relacionados ao tema são referências importantes nos estudos investigados.

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Biografia do Autor

Renata Barbosa Dionysio, Universidade Federal do Tocantins Instituto Nacional de Surdos CEFET-RJ

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Especialista em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Araguaína, atuando na área de Educação em Química. Em atual exercício provisório no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação no CEFET/RJ, onde se encontra na linha de pesquisa de Formação de Professores em Ciência, Tecnologia e Educação. Integrante  do  Laboratório  de  Pesquisa  em  Educação  em  Ciências  e Representações  Sociais (EDUCIRS).  Realiza pesquisas no campo do Ensino de Ciências, Educação em Química. Semiótica e Tecnologia da Comunicação e Informação.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Dionysio, R. B., & Chrispino, Álvaro. (2019). Cenário Surdo e seus lugares de fala na Revista Educação Especial: uma análise por Redes Sociais. Revista Educação Especial, 32, e11/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X31128

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua