Buscando sinais de liderança pelo coordenador de Educação Especial

Autores/as

  • Isabel Eufrásio Correia
  • Paula Coelho Santos Universidade de Aveiro
  • Carlota Lloyd Braga Fernandes Tomaz Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13672

Palabras clave:

Supervisão, Educação Especial, Coordenador de educação especial

Resumen

As autoras apresentam um estudo que visa clarificar e aprofundar o perfil de competências profissionais do Coordenador da Educação Especial (CEE), nas escolas regulares portuguesas, com particular atenção à dimensão supervisiva inerente à respetiva ação.

Após uma breve abordagem ao estado da arte sobre o processo de supervisão em Educação Especial (EE), apresenta-se o estudo empírico que inclui a aplicação dum inquérito por questionário (IQ) a três grupos de informantes-chave (cuja opinião se considerou relevante para a equação das funções de CEE): professores de EE (PEE), CEE e Diretores de agrupamentos[1]/escolas não agrupadas (DAE), pertencentes à DSRC[2] da DGEstE[3].

Os resultados obtidos apontam para um enquadramento organizacional/supervisivo em EE dissemelhante, podendo, todavia, identificar-se uma ação liderante do CEE satisfatória, baseada em atividades de diálogo e reflexão e, respeitando princípios de colaboração e solidariedade.


[1] Conjuntos de escolas desde o pré-escolar ao ensino secundário.

[2] DSRC - Direção de Serviços da Região Centro - abrange os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

[3] DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos de Escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Coelho Santos, Universidade de Aveiro

Departamento de Educação, Ciências da Educação

 

 

 

 

 

Carlota Lloyd Braga Fernandes Tomaz, Universidade de Aveiro

Departamento de Educação, Ciências da Educação

Publicado

2015-09-28

Cómo citar

Correia, I. E., Santos, P. C., & Tomaz, C. L. B. F. (2015). Buscando sinais de liderança pelo coordenador de Educação Especial. Revista De Educación Especial, 28(53), 635–648. https://doi.org/10.5902/1984686X13672

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua