A importância da língua de sinais para o desenvolvimento da pessoa surda: A noção de inclusão associada ao sentimento de pertencimento no espaço escolar.
Resumo
Este artigo se propõe a expor conceitos relativos à deficiência auditiva, como a deficiência em si e a língua de sinais. Considerando a escola como um dos mais relevantes espaços de convivência das crianças (surdas e ouvintes) e o sentimento de pertencimento que as pessoas podem desenvolver concernente a esse espaço, será apresentada uma breve análise das três principais propostas da educação de surdos, para, depois, estabelecer uma relação entre a língua de sinais e sua importância para o desenvolvimento da pessoa surda (especialmente nos casos de surdez pré-linguística), de modo a facilitar o processo de inclusão social da mesma. Conclui-se que a escola, por ser um espaço tanto de construção de conhecimento como de laços afetivos, é o lugar ideal para relacionar os conteúdos escolares com a cultura surda, além de incentivar ouvintes a aprenderem a língua de sinais desde cedo – e, através de uma comunicação eficiente entre pessoas com e sem deficiência, promover um ambiente cada vez mais verdadeiramente inclusivo.
Palavras-chave: língua de sinais, surdez, educação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5902/1984686X13374
CONTATO:
E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795
Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial
ISSN eletrônico: 1984-686X
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X
Qualis/Capes: Educação A2
Periodicidade: Publicação contínua
O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.
A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
click counter
Contador de visitas
Acessos a partir de 30/11/2016
__________________________________________________