A importância da língua de sinais para o desenvolvimento da pessoa surda: A noção de inclusão associada ao sentimento de pertencimento no espaço escolar.

Autores

  • Patricia Velho Dall'Astra

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13374

Palavras-chave:

língua de sinais, surdez, educação.

Resumo

Este artigo se propõe a expor conceitos relativos à deficiência auditiva, como a deficiência em si e a língua de sinais. Considerando a escola como um dos mais relevantes espaços de convivência das crianças (surdas e ouvintes) e o sentimento de pertencimento que as pessoas podem desenvolver concernente a esse espaço, será apresentada uma breve análise das três principais propostas da educação de surdos, para, depois, estabelecer uma relação entre a língua de sinais e sua importância para o desenvolvimento da pessoa surda (especialmente nos casos de surdez pré-linguística), de modo a facilitar o processo de inclusão social da mesma. Conclui-se que a escola, por ser um espaço tanto de construção de conhecimento como de laços afetivos, é o lugar ideal para relacionar os conteúdos escolares com a cultura surda, além de incentivar ouvintes a aprenderem a língua de sinais desde cedo – e, através de uma comunicação eficiente entre pessoas com e sem deficiência, promover um ambiente cada vez mais verdadeiramente inclusivo.

Palavras-chave: língua de sinais, surdez, educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Velho Dall'Astra

Graduada em Design de Interiores, com interesse amplo em pessoas com deficiência, realizou pós graduação na área de Acessibilidade, com o TCC voltado para Educação.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Dall’Astra, P. V. (2014). A importância da língua de sinais para o desenvolvimento da pessoa surda: A noção de inclusão associada ao sentimento de pertencimento no espaço escolar. Revista Educação Especial, 1(1), 117–130. https://doi.org/10.5902/1984686X13374

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.