Ensino de biologia: percepções de docentes sobre métodos e importância das aulas práticas no município de Cacoal, Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X82084

Palavras-chave:

Avanço, Experiência, Metodologia

Resumo

O uso do laboratório no desenvolvimento de aulas práticas vem sendo descrito e ressaltado, principalmente em relação a sua importância e ao desenvolvimento de metodologia que preencha as diversas lacunas no ensino. Com o objetivo de verificar as concepções de professores em relação a importância das aulas laboratoriais no ensino de Biologia, foram incluídos na pesquisa, sete professores de Biologia de quatro escolas públicas estaduais do município de Cacoal. Utilizou-se de questionário composto com perguntas abertas e fechadas. Observou-se que, o professor como mediador do conhecimento, deve estar sempre atento em seu planejamento, para que as propostas de aulas práticas sejam bem elaboradas e corrobore com a facilitação na compreensão do aluno. Foi possível constatar a utilização de aulas práticas e sua importância, verificando também, a necessidade de um olhar mais atento pelos órgãos competentes afim de que recursos possam ser disponibilizados para o desenvolvimento prático dessas atividades.

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Biografia do Autor

Ana Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza pela Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Reginaldo de Oliveira Nunes, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Souza, A. R. de, & Nunes, R. de O. (2024). Ensino de biologia: percepções de docentes sobre métodos e importância das aulas práticas no município de Cacoal, Rondônia. Ciência E Natura, 46, e82084. https://doi.org/10.5902/2179460X82084

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