O uso de tecnologias digitais no ensino de cálculo na UFPel: Uma análise acerca das iniciativas do projeto GAMA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40950Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de cálculo, Tecnologias digitais de informação e comunicação, . Ambientes colaborativosResumo
Este trabalho procurou abordar o uso de tecnologias que visam potencializar a aprendizagem em matemática no âmbito universitário. Buscou-se identificar impactos das iniciativas do projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática da Universidade Federal de Pelotas – UFPel que utilizam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC para criar e disponibilizar recursos audiovisuais de apoio e espaços virtuais colaborativos. A primeira parte deste estudo relata a experiência do projeto na produção de vídeos pedagógicos. Dentre outros aspectos, fez-se uma apresentação do processo de elaboração e disponibilização dos vídeos no referido canal, bem como a sua utilização nas atividades do GAMA. A segunda parte do trabalho relatou a experiência do projeto com os grupos no WhatsApp, que foram criados com o objetivo de oferecer espaços virtuais colaborativos. Em particular, apresenta-se o resultado de uma investigação que analisou o conteúdo de 3.647 mensagens postadas por estudantes, bolsistas e professores nos dois grupos existentes. Os resultados da pesquisa permitem concluir que os recursos, recentemente agregados às atividades do GAMA, representaram alternativas importantes para potencializar o processo de ensino/aprendizagem em matemática, redimensionando e ressignificando o espaço tradicionalmente atribuído à sala de aula.
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