O uso de tecnologias digitais no ensino de cálculo na UFPel: Uma análise acerca das iniciativas do projeto GAMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40950

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de cálculo, Tecnologias digitais de informação e comunicação, . Ambientes colaborativos

Resumo

Este trabalho procurou abordar o uso de tecnologias que visam potencializar a aprendizagem em matemática no âmbito universitário. Buscou-se identificar impactos das iniciativas do projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática da Universidade Federal de Pelotas – UFPel que utilizam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC para criar e disponibilizar recursos audiovisuais de apoio e espaços virtuais colaborativos. A primeira parte deste estudo relata a experiência do projeto na produção de vídeos pedagógicos. Dentre outros aspectos, fez-se uma apresentação do processo de elaboração e disponibilização dos vídeos no referido canal, bem como a sua utilização nas atividades do GAMA. A segunda parte do trabalho relatou a experiência do projeto com os grupos no WhatsApp, que foram criados com o objetivo de oferecer espaços virtuais colaborativos. Em particular, apresenta-se o resultado de uma investigação que analisou o conteúdo de 3.647 mensagens postadas por estudantes, bolsistas e professores nos dois grupos existentes. Os resultados da pesquisa permitem concluir que os recursos, recentemente agregados às atividades do GAMA, representaram alternativas importantes para potencializar o processo de ensino/aprendizagem em matemática, redimensionando e ressignificando o espaço tradicionalmente atribuído à sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Nachtigall, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui Graduação em Curso de Licenciatura Plena em Matemática, Mestrado em Matemática e mestrado em Educação Matemática, Doutorado em Matemática. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Pelotas e cursa Doutorado em Educação nesta instituição.


Henrique David Campelo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Atualmente é discente de Matemática (Licenciatura) na Universidade Federal de Pelotas.

Pierre Teixeira da Silva, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista CAPES desde março de 2021; Especialista em Alfabetização Matemática. Licenciado em Matemática.

Rejane Pergher, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional (Bacharelado), mestrado em Matemática Aplicada e doutorado em Engenharia Mecânica. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BORBA, M. C.; OECHSLER, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba. 2018; v. 11, n.2, p. 391 - 423.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.

CATAPANI, E. C. Cálculo em Serviço: um estudo exploratório. Bolema, Rio Claro – SP. 2001; v.14, n.16, p. 48 - 62.

DÖRR, R. C.; MUNIZ, C. A.; PINA NEVES, R. S. Operações algébricas e funções como obstáculos à aprendizagem no cálculo. In: 1 Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática. 2016; Bonito, MS. Anais do 1 LADIMA, Bonito, MS.

GALLO, P.; PINTO, M. D. G. Professor, esse é o objeto virtual de aprendizagem. Tecnologias na Educação. 2010. p. 1-12.

GOMES, E. Ensino e aprendizagem de cálculo na engenharia: um mapeamento das publicações nos COBENGEs. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática. 2012; Canoas. p. 1-9.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre. 2000; v. 3, n. 1. p. 137-144.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus; 2013.

NETO, A. A. O.; VERSUTI, A.; VAZ, W. F. Perspectivas para o uso do WhatsApp no estímulo à aprendizagem dos sujeitos. In: Semana de Licenciatura e Seminário da Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática. 2016; Goiânia. p. 222-236.

REIS, F. S. A tensão entre rigor e intuição no ensino de Cálculo e Análise: A visão de professores-pesquisadores e autores e livros didáticos [tese]. Campinas: Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas; 2001. 302 p.

Downloads

Publicado

2021-03-10

Como Citar

Nachtigall, C., Campelo, H. D., da Silva, P. T., & Pergher, R. (2021). O uso de tecnologias digitais no ensino de cálculo na UFPel: Uma análise acerca das iniciativas do projeto GAMA. Ciência E Natura, 43, e33. https://doi.org/10.5902/2179460X40950