Teoria da Resposta ao Item para analisar atitudes e concepções de acadêmicos na Disciplina de Estatística
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40543Palavras-chave:
Escala Likert, Modelo Logístico de Dois Parâmetros, Concepções, Atitudes, SentimentosResumo
A pesquisa teve como objetivo analisar o as atitudes e a concepção de alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria em relação à disciplina de Estatística. Foram entrevistados 256 acadêmicos de diversos cursos de graduação que cursaram a disciplina de Estatística. O questionário aplicado adotou a escala de Likert, composto de 20 afirmações a respeito da Estatística, onde 10 eram afirmações positivas e 10 afirmações negativas, e para análise dos dados utilizou o Modelo Logístico de Dois Parâmetros da Teoria da Resposta ao Item. Os resultados apresentaram que todos os 20 itens possuem uma boa qualidade e conseguem estimar adequadamente o nível de sentimento dos alunos que possuem sentimento mediano em relação à Estatística, entre mais ou menos 1,5 desvio padrão em torno da média. No entanto, há carência de itens para medir adequadamente aqueles alunos que possuem sentimentos extremos em relação à Estatística, ou seja, aqueles que estão posicionados 1,5 desvio padrão acima ou abaixo da média.
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