Teoria da Resposta ao Item para analisar atitudes e concepções de acadêmicos na Disciplina de Estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40543

Palavras-chave:

Escala Likert, Modelo Logístico de Dois Parâmetros, Concepções, Atitudes, Sentimentos

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar o as atitudes e a concepção de alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria em relação à disciplina de Estatística. Foram entrevistados 256 acadêmicos de diversos cursos de graduação que cursaram a disciplina de Estatística. O questionário aplicado adotou a escala de Likert, composto de 20 afirmações a respeito da Estatística, onde 10 eram afirmações positivas e 10 afirmações negativas, e para análise dos dados utilizou o Modelo Logístico de Dois Parâmetros da Teoria da Resposta ao Item. Os resultados apresentaram que todos os 20 itens possuem uma boa qualidade e conseguem estimar adequadamente o nível de sentimento dos alunos que possuem sentimento mediano em relação à Estatística, entre mais ou menos 1,5 desvio padrão em torno da média. No entanto, há carência de itens para medir adequadamente aqueles alunos que possuem sentimentos extremos em relação à Estatística, ou seja, aqueles que estão posicionados 1,5 desvio padrão acima ou abaixo da média.

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Biografia do Autor

Rosebel Trindade Cunha Prates, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão

Graduada em Matemática Licenciatura Plena - Habilitação em Física - pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Santa Maria/RS. Especializada em Estatística e Modelagem Quantitativa na Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM. Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2005). Cursou a graduação a nível de Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Estatística (UFRGS), Mestre em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutor em Engenharia de Produção (UFSC)

Angela Isabel dos Santos Dullius, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Matemática Licenciatura Plena com Habilitação em Física Licenciatura (FIC-UFN), Mestrado em Métodos Quantitativos (UFSM), Mestrado em Engenharia de Produção (UFSM) e Especialização em Estatística Aplicada (UNOPAR)

Angela Pelegrin Ansuj, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria, Licenciada em Estatística, Organização e Técnicas Comerciais e Contabilidade Geral pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria

Rafaella Trindade Cunha Prates, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa

Graduada em Licenciatura em Informáticas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná no campus de Francisco Beltrão. Atualmente cursa o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR-Ponta Grossa

Maria Emília Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Licenciada em Administração e Controle pela UFSM, Bacharel em Ciências Administrativas pela UFSM, Bacharel em Ciências Econômicas pela UFSM, Licenciada em Economia e Mercado pela UFSM, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Prates, R. T. C., Moreira Junior, F. de J., Dullius, A. I. dos S., Ansuj, A. P., Prates, R. T. C., & Camargo, M. E. (2020). Teoria da Resposta ao Item para analisar atitudes e concepções de acadêmicos na Disciplina de Estatística. Ciência E Natura, 42, e40. https://doi.org/10.5902/2179460X40543

Edição

Seção

10 anos estatística- Bacharelado

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