Atitude do professor em relação à estatística: um estudo de caso utilizando a ferramenta EAPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40527

Palavras-chave:

Estatística, Ensino, Atitude, EAPE

Resumo

As atitudes dos professores influenciam tanto em sala de aula, como também fora dela, por meio das expectativas deles em relação aos alunos, quanto também ao comportamento em relação aos mesmos. O objetivo desse artigo é conhecer as atitudes de professores do Departamento de Estatística de uma Universidade do sul do Brasil, utilizando a Escala de Atitude de Professores de Estatística (EAPE) e sua versão atualizada, a EAPE15. Essa pesquisa classifica-se como descritiva e exploratória. Utilizou-se da EAPE e da EAPE15 em um estudo de caso onde os dados foram analisados através das análises descritiva e de correlação. O estudo demonstrou que os professores têm atitudes favoráveis ao ensino da estatística envolvendo todos os domínios de analise das ferramentas EAPE e EAPE15.

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Biografia do Autor

Ricardo Alberti, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, é também discente no curso de Bacharelado em Estatística da UFSM, onde auxilia no desenvolvimento de pesquisas

Bruna Freitas dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do curso de Estatística Bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC)

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Alberti, R., Santos, B. F. dos, & Moreira Junior, F. de J. (2020). Atitude do professor em relação à estatística: um estudo de caso utilizando a ferramenta EAPE. Ciência E Natura, 42, e42. https://doi.org/10.5902/2179460X40527

Edição

Seção

10 anos estatística- Bacharelado

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