Avaliação do Serviço de Ônibus Interno no Campus Sede da UFSM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40465

Palavras-chave:

Pesquisa de satisfação, Análise exploratória, Qualidade de serviço

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião sobre o serviço de transporte interno de ônibus do campus sede da UFSM, realizada em 2015. A pesquisa mostrou os principais pontos de satisfação e insatisfação em relação ao funcionamento da linha na época. Os dados foram coletados através de formulário eletrônico do Google Docs, acessado via e-mail, resultando numa amostra de 915 estudantes matriculados nos diversos cursos de graduação e pós-graduação do campus (5,3% da população). Os principais resultados mostraram que 20% dos respondentes não conhecem este serviço e que o predomínio de uso do serviço é o diurno. Os usuários mostraram maior insatisfação no item climatização interna do veículo e no estado de conservação. Os itens horário, frequência e rota de circulação do ônibus, quantidade de lugares e pontualidade tiveram alto índice de satisfação. Conclui-se que é necessária maior divulgação do serviço, horários e rotas de circulação, especialmente para os estudantes de cursos noturnos, e melhoria nas condições físicas do veículo.

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Biografia do Autor

Siomara Cristina Broch, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Engenharia Química e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho (UFSM) e em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (UFSM) e Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Nicásio Gouveia, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria

Guilherme Steavie, Universidade Federal de Santa Maria

Tem experiência na área de probabilidade e estatística, eletrônica e circuitos embarcado

Felipe Sehnem Mattana, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando do curso de Bacharelado em Estatística da Universidade Federal de Santa Maria

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC)

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Broch, S. C., Gouveia, N., Steavie, G., Mattana, F. S., & Moreira Junior, F. de J. (2020). Avaliação do Serviço de Ônibus Interno no Campus Sede da UFSM. Ciência E Natura, 42, e41. https://doi.org/10.5902/2179460X40465

Edição

Seção

10 anos estatística- Bacharelado

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