A percepção de educadores indígenas sobre meio ambiente: uma breve análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X33190

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Preservação, Conhecimento, Natureza

Resumo

A percepção ambiental configura-se como uma ferramenta essencial para a compreensão do comportamento humano em relação ao ambiente e para o planejamento de ações que promovam a sensibilização e o desenvolvimento de posturas éticas e responsáveis perante o local em que vivem. As discussões em torno da percepção ambiental têm se destacado nos últimos anos. Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a percepção ambiental de docentes indígenas apresenta sobre meio ambiente com a sua cultura e com a educação. A referida pesquisa fundamenta-se numa abordagem qualitativa por ser tratar de um artigo de revisão. O trabalho foi realizado através de pesquisas descritiva e exploratória que visa analisar o material produzido nos trabalhos científicos obtido nas plataformas SCIELO, Google acadêmico, PubMed, MEDLINE e LILACS. Para a realização da seleção final das obras foram feitas leituras sobre cada uma das publicações com a intenção de averiguar-se a pertinência de cada um dos estudos para com a questão norteadora. Utilizaram-se as seguintes combinações de palavras-chave: educadores ambientais, educação indígena, percepção ambiental e meio ambiente. De acordo com os termos de busca, foi possível acessar centenas de pesquisas científicas, entre teses, dissertações e artigos. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que os professores indígenas adquirem conhecimentos, valores e ações de sensibilização frente às questões ambientais. Diante disso, percebe-se que a necessidade da construção de projetos mais eficazes de parcerias para que ocorram significativas trocas, onde haja reconhecimento e valorização desses conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albanice de Souza Ramos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Humaitá, AM

Pedagoga. Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestranda em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Humaitá-AM

Carlos Alexandre Santos Querino, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Humaitá, AM

Meteorologista, Prof. Adjunto da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, vinculado Instituto de Educação Agricultura e Ambiente - IEAA e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Possui graduação e mestrado em meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e (2006) e Doutorado em em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Realiza pesquisas no âmbito da interação biosfera-atmosfera na Amazônia e Pantanal. Tem experiência na área de Geociências (Meteorologia), com ênfase em Radiação Solar, Micrometeorologia e Climatologia.

Eulina Maria Leite Nogueira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Humaitá, AM

Possui graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1987), graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (2003),, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2007) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, possui experiência na Educação, com ênfase nas seguintes área: Formação de Professores, Políticas Públicas, Educação do Campo, Educação Indígena e Diversidade Cultural. Credenciada no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Ciências e Humanidades

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Humaitá, AM

Biólogo; Pós-graduado em Gestão Ambiental; Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Departamento de Ciências Biológicas.

Referências

AZEVEDO, D. S.; FERNANDES, K. L. F. Educação Ambiental na Escola: um estudo sobre os saberes docentes. Educação em foco, v. 14, n. 2, p. 95-119, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. 128 p.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena. Parecer 14/99, aprovado em 14/09/1999.

BURATTO, L. G. A educação escolar indígena na legislação e os indígenas com necessidades educacionais especiais. Universidade Estadual de Londrina. 2007.

CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

COHN, C. Culturas em transformação: os índios e a civilização. São Paulo em Perspectiva, v. 15, n. 2, p. 36-42, 2001.

COLOMBO, S. R. A Educação Ambiental como instrumento na formação da cidadania. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 67-75, 2014.

DURKHEIM, É. Sociologia e filosofia. São Paulo: Martin Claret, 2009.

FAGGIONATO, S. Percepção ambiental. Disponível em: <http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt4.html>. Acesso em: 20 out. 2007.

FAGGIONATO, S. Percepção ambiental. Material de apoio–textos. Projeto de Educação Ambiental. Disponível em:< http://educar. sc. usp. br/biologia/textos/ma-txt4. html>. Acesso em, 04 jan. 2016.

FATORELLI, L. Percepções sobre mudanças ambientais na Amazônia brasileira: caminhos para a construção de um conhecimento integrador. 2013. 246 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável). Universidade de Brasília, Distrito Federal. 2013.

FERNANDEZ, R. S.; SOUZA, V. J.; PELISSARI, V. B.; FERNANDES, S. T. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. 2002. Disponível em: < http://www.redeceas.esalq.usp.br/percepçãoambiental.pdf>. Acesso em: 08 janeiro. 2018.

FERREIRA, M. R. Produção e conhecimento sobre degradação ambiental: uma incursão na psicologia ambiental. 1997. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

FERREIRA, C. R. T. Avaliação da degradação urbana através da percepção ambiental: O caso do alto da bacia do limoeiro, Presidente Prudente, SP. 2001. 102f.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FORGUS, R. H. Percepção: o processo básico do desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Herder, 1971.

GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo, SP. Editora Atlas, 2008.

JACOBI, P. R. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Caderno de Pesquisa, n. 118, p. 189-206, 2003.

JACOBI, P. R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 21° reimpressão. São Paulo: Cortez, 1994.

LIMA, R. T. Percepção ambiental e participação pública na gestão dos recursos hídricos: perfil dos moradores da cidade de São Carlos, SP (Bacia Hidrográfica do Rio do Monjolinho). 2003. p 144.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo, SP. Editora Atlas, 2003.

MARCZWSKI, M. Avaliação da percepção ambiental em uma população de estudante do Ensino Fundamental de uma escola municipal rural: um estudo de caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.

MACEDO, R. L. G. Percepção e Conscientização Ambientais. Lavras: UFLA - Universidade Federal de Lavras/ FAEPE – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, 2000.

MARCONDES, S. A. Brasil, amor à primeira vista! Viagem ambiental no Brasil do século XVI ao XXI. São Paulo: Editora Petrópolis, 2005.

MARIN, A. A. Pesquisa em educação ambiental e percepção ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental. São Carlos; Sorocaba-SP: UFSCAR; Rio-Claro-SP: UNESP/IBRC; Ribeirão Preto-SP: USP/FFCLRP, v.3, n.1, p.203-222, jan/jun. 2008.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

NASCIMENTO, E. C. M.; ZANON, A. M. Percepção ambiental de professores indígenas Terena a partir de desenhos do meio ambiente. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v.35, n.1, p. 229-241, 2018.

NOGUEIRA, E. M. L.; PAES, L. R.; ALMIEIRA, J. A.; PERES, E. P. C.; MONTEIRO, A. C. A importância da educação ambiental para a formação emancipatória dos alunos do ensino fundamental frente às práticas docente. In: Anais... Congresso Nacional de Educação, 5, 2018; Recife (PE), Brasil. Recife, 2018.

OLIVEIRA, S. F. Educação Ambiental: aspectos históricos e perspectivas. Boletim Goiano de Geografia, v. 26, n. 2, p. 152-166, 2006.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 4.ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2012.

PALMA, I. R. Análise da Percepção Ambiental como Instrumento ao Planejamento da Educação Ambiental. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais - PPGEM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. 67p.

PENNA, A. G. Percepção e realidade: introdução ao estudo da atividade perceptiva. 3.ed. São Paulo: Mercurio Star, 1982.

PIAGET, J. Psicologia da inteligência. Brasil: Fundo de Cultura, 1967.

PINHÃO, F.; MARTINS, I. Diferentes Abordagens sobre o tema Saúde e Ambiente: Desafios Para O Ensino De Ciências. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 819-835, 2012.

POTT, C. M.; ESTRELA, C. C. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento. Estudos Avançados, v. 31, n. 89, p. 271-283, 2017.

REIS, R. S. Determinantes Ambientais para a Realização de Atividades Físicas nos Parques Urbanos de Curitiba: Uma Abordagem Sócio Ecológica da Percepção dos Usuários. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. 101 p.

ROSA, L. G.; SILVA, M. M. P. Percepção ambiental de educandos de uma escola do ensino fundamental. In: Anais... Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 6, 2002; Vitória (ES), Brasil. Vitória, 2002.

SANTOS, D. O. G. L. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. LACED/Museu Nacional, 2006. 232 p.

SANTOS, E. S.; ESTEVES, L. U.; SILVA, T. L. Educação ambiental nas sociedades indígenas brasileiras: uma breve análise. Holos, v. 5, n. 29, p. 282-292, 2013.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima. 2002.

SIQUEIRA, L. C. Política ambiental para quem?. Ambiente & Sociedade, v. 11, n. 2, p. 425-437, 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VENTURA, A. da. C. Um contributo para o estudo das alterações climáticas: entre os discursos, as percepções dos riscos e as práticas quotidianas numa amostra da população da freguesia de Alcântara. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Universidade Técnica de Lisboa. (Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Antropologia). Lisboa, 2009. 183 p. Acesso em 20/02/2018.

VIANA, A.L.; LOPES, M. C.; NETO, N. F. A.; KUDO, S. A.; GUIMARÃES, D. F. S.; MARI, M. L. G. Análise da percepção ambiental sobre os parques urbanos da cidade de Manaus, Amazonas. Revista Monografias Ambientais, v. 13, n. 5, p. 4044-4062, 2014.

VIEIRA, F. C. B.; KALHIL, J. B.; RUIZ, M. A. Percepção ambiental: contribuições e práticas indígenas para o ensino de ciências no baixo Rio Negro. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 8, n. 10, p.1-10, 2012.

WEIS, B. M. C. Relação cultural dos povos tradicionais indígenas com o meio ambiente e a sustentabilidade. Revista Direito e Humanidades, v.3, p.17-23, 2017.

WENCZENOVICZ, T. J.; DE MARCO, C. M. Lições de ‘Buen Vivir’: impactos ambientais sobre as comunidades indígenas no Brasil contemporâneo. Revista Brasileira de Direito, v. 14, n. 2, p. 198-212, 2018.

Downloads

Publicado

2019-07-16

Como Citar

Ramos, A. de S., Querino, C. A. S., Nogueira, E. M. L., & Lima, R. A. (2019). A percepção de educadores indígenas sobre meio ambiente: uma breve análise. Ciência E Natura, 41, e7. https://doi.org/10.5902/2179460X33190

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>