Interfaces entre a política nacional de proteção e defesa civil e a política nacional de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X43612Keywords:
Prevenção, Desastres, Políticas PúblicasAbstract
As políticas públicas refletidas como propostas do governo para solucionar problemas públicos. A sinergia entre distintas políticas públicas pode viabilizar a efetividade das soluções. Portanto, existem grandes desafios para o estabelecimento de interfaces entre políticas públicas. Assim, este trabalho objetivou analisar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e propor diretrizes para sua integração. Os resultados desse estudo demonstram que o PNPDEC e o PNEA apresentam alto potencial de sinergia e integração. Portanto, para efetivar ambientes como políticas públicas, sugere-se a criação de programas definidores de métodos e mecanismos para gerenciamento de riscos e desastres na educação formal e não formal permanente. Sugira que você integre os diversos atores sociais que compõem a sociedade contribuindo para ampliar o conhecimento sobre prevenção, mitigação e preparação para desastres, bem como noções de desenvolvimento sustentável. Portanto, a consolidação dessas duas políticas públicas pode viabilizar a responsabilidade compartilhada entre o poder público e os cidadãos.
Downloads
References
ALMEIDA, PEG de. A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil: os desastres como problema político. In: Anais Seminário Internacional de Ciência Política [Internet]; 2015 set 9-11; Porto Alegre, Brasil. 2015 [cited in 2020 abr 10]. Available from: https://www.ufrgs.br/sicp.
AUSTRALIAN INSTITUTE FOR DISASTER RESILIENCE [Internet]. East Melbourne. [cited 2020 abr 10]. What is disaster resilience education (DRE)? Education for young people. Available from: https://www.schools.aidr.org.au /disaster-resilience-education/what-is-dre/.
AZEVEDO, LV, COSTA, DRTR; SANTOS, JR. Política Nacional de Educação Ambiental: Análise de sua aplicação em Projetos de Pesquisa e Extensão de Instituições Públicas de Ensino. Ciência e Natura [Internet]. 2017 [cited 2020 abr 10]39(3):701-722. Available from: http://dx.doi.org/10.5902/2179460x27105.
BACK, AG. Política Nacional de Proteção e Defesa Civil: Avanços e limites na prevenção de desastres. Revista Agenda Política. 2016 [cited 2020 abr 10]4(1):85-111, jan-abr/2016.
BARBOSA, LC. Políticas Públicas de Educação Ambiental numa Sociedade de Risco. Tendências e Desafios no Brasil. In: IV Encontro Nacional da Anppas [Internet]; 2008 jun 4-6; Brasília, Brasil. 2008 [cited in 2020 abr 10].
BIRKLAND, T. Policy process theory and natural hazards. In: Oxford Research Encyclopedia of Natural Hazard Science. 2016. Available from: http:dx.doi.org/10.1093/acrefore/9780199389407.013.75.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 5 DE OUTUBRO DE 1988. Diário Oficial da União (Brasília). 1988 out 5. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm.
DA-SILVA-ROSA, T, MENDONÇA, MB, MONTEIRO, TG, SOUZA, RM de, LUCENA, R. A Educação Ambiental como estratégias para a redução de riscos socioambientais.Ambiente &Sociedade [Internet]. 2015[cited 2020 abr 10];18(3):211-230. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422ASOC1099V1832015.
DULAC, VF, KOBIYAMA, M. Interfaces entre políticas relacionadas a estratégias para redução de riscos de desastres: recursos hídricos, proteção e defesa civil e saneamento. Revista de Gestão de Água da América Latina [Internet]. 2017[cited 2020 abr 10]14(e10). Available from: www.lume.ufrgs.br/handle/10183/184461.
ESTRATÉGIA ODS. O que são os ODS? [Internet]. [Cited 2020 abr 14]. Available from: http://www.estrategiaods.org.br/.
FACCHETTI, AR, SÉGUIN, E, KLIGERMAN, DC, COHEN, SC. Possíveis contribuições da integração das políticas públicas brasileiras à redução de desastres. Saúde debate [Internet] 2017. [Cited 2020 abr 10]41(2):39-49. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000600039&lng=pt&nrm=iso.
FURTADO, JD. Os caminhos da educação ambiental nos espaços formais de ensino-aprendizagem: qual o papel da Política Nacional de Educação Ambiental? Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental [Internet]. 2009 [cited 2020 abr 10];22. Available from: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2830.
LAYRARGUES, PP. Democracia e Arquitetura do Poder na Política Nacional de Educação Ambiental. Ambiente & Educação Revista de Educação Ambiental [Internet]. 2009 [cited 2020 abr 10]14(1). Available from: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1135/0.
LEI Nº 12.608 DE 10 DE ABRIL DE 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres; altera as Leis nº 12.340, de 1º de dezembro de 2010, 10.257, de 10 de julho de 2001, 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.239, de 4 de outubro de 1991, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996; e dá outras providências. Diário Oficial da União (Brasília). 2012 Abr 10. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12608.htm.
LEI Nº 13.415 DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União (Brasília), 2017 fev 16. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm.
LEI Nº 9.394 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União (Brasília), 1996 dez 20. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm.
LEI Nº 9.795 DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União (Brasília), 1999 abr 27. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm.
MACHADO, JT. Educação ambiental: um estudo sobre a ambientalização do cotidiano escolar [thesis]. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”; 2014. 245p.
MANYENAM, SB. The concept of resilience revisited. Disasters, 30(4): 433−450.2006. Available from: https://doi.org/10.1111/j.0361-3666.2006.00331.x.
MÖNTERA, L, OTTO, K-H. The concept of disasters in Geography Education. Journal of Geography in Higher Education, 42(2), 205–219, 2018. Available from: https://doi.org/10.1080/03098265.2017.1339266.
MUTTARAK, R, LUTZ, W. Is education a key to reducing vulnerability to natural disasters and hence unavoidable climate change? Ecology and Society [Internet]. 2014 [cited 2020 abr 10];19(1):42. Available from: http://dx.doi.org/10.5751/ES-06476-190142.
NOVICK, V, SOUZA, DBD. Políticas públicas de educação ambiental e a atuação dos conselhos de meio ambiente no Brasil: perspectivas e desafios. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [Internet]. 2010 [cited 2020 abr 10];18( 69):711-736. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362010000400004&lng=en&nrm=iso.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA e FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA INFÂNCIA. Redução de Riscos de Desastres nos Currículos Escolares. Estudo de Caso de Trinta Países [Internet]. Genebra: UNICEF e França: UNESCO; 2012 [Cited 2020 abr 10]. Available from: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220517.
PETAL, MA, IZADKHAH, YO. Concept Note: Formal and Informal Education for Disaster Risk Reduction: A contribution from Risk RED for the International Conference on School Safety. [Internet]. 2008 [cited 2020 abr 10]. Available from: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.371.284.
RIBAS, LC, LEMOS SV, ANÁSTÁCIO, LBA. Bases para Políticas de Educação Ambiental no Brasil: Perspectiva Histórico-Cronológica. Pedagogia em Foco [Internet]. 2016 [cited 2020 abr 10];11(5):120-135. Available from: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/174.
RODRIGUES, TA. Estratégia Internacional de Redução de Desastres. Revista Territorium [Internet] 2010 [cited 2020 abr 10]17. Available from: https://digitalis.uc.pt/pt-pt/artigo/estrat%C3%A9gia_internacional_de_redu%C3%A7%C3%A3o_de_desastres.
SAITO, CH. As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos: subsídios para políticas de estado. Ambiente e sociedade [Internet]. 2011 [cited 2020 abr 10];14(1): 213-227, jun. 2011 . Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2011000100012&lng=en&nrm=iso.
SORRENTINO, M, TRAJBER, R, MENDONÇA, P, JUNIOR, LAF. Educação Ambiental como Política Pública. Educação e Pesquisa [Internet]. 2005 [cited 2020 abr 10];31(2):285-299. Available from: www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a10v31n2.pdf.
SULAIMAN, SN; JACOBI, PR. Os desafios e potencialidades da articulação entre educação ambiental e prevenção de desastres naturais no Brasil. In: 36ª Reunião Nacional da ANPED [Internet]; 2013 29 set. - 02 out.; Goiás, Brasil. 2013 [cited 2020 abr 10]. Available from: www.anped.org.br/sites/default/files/gt22_3060_texto.pdf.
UNISDR. [Cited 2020 abr 10]. Marco de Sendai para la Reducción del Riesgo de Desastres 2015-2030. Available from: https://www.preventionweb.net/sendai-framework/sendai-framework-for-drr.
UNISDR. Marco de Acción de Hyogo para 2005-2015. Aumento de la resiliencia de las naciones y las comunidades ante los desastres. Kobe (Japão): Conferencia mundial sobre la reducción de los desastres, 2015. 25p. Available from: www.eird.org/cdmah/contenido/hyogo-framework-spanish.pdf.
UNISDR. [Cited 2020 abr 10]. Worldwide Initiative for Safe Schools. Available from: https://www.unisdr.org/we/campaign/wiss.
VENDRUSCOLO, S, KOBIYAMA, M. Interfaces entre a Política Nacional de Recursos Hídricos e a Política Nacional de Defesa Civil, com relação aos desastres hidrológicos, no Brasil. In: Jornadas Internacionales sobre Gestión Del Riesgo de Inundaciones y Deslizamientos de Laderas [Internet]; 2007; São Carlos, Brasil. 2007 [cited 2020 abr 10]. Available from: www.labhidro.ufsc.br/Artigos/prohimet0507.pdf.
VIANA, RG, SAMPAIO, DR, ARAGÃO, RF. Reflexões sobre a política nacional de educação ambiental como ferramenta de preservação do meio ambiente [Internet]. Jus Navigandi; 2016 set [cited 2020 abr 10]. Available from: https://jus.com.br/artigos/52317/reflexoes-sobre-a-politica-nacional-de-educacao-ambiental-como-ferramenta-de-preservacao-do-meio-ambiente.
VIEIRA, R, MÜLLER, GCK, MARCHI, TL. Projeto “Defesa Civil na Escola”: uma avaliação desta ação na educação ambiental para gestão de riscos de desastres naturais em Blumenau/SC. Revista de Estudos Ambientais [Internet]. 2017 nov 20 [cited 2020 abr 10];19(1):44-60. Available from: http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2017v19n1p44-60
WEICHSELGARTNER, J, PIGEON, P. The role of knowledge in disaster risk reduction. International Journal of Disaster Risk Science [Internet]. 2015 nov [cited 2020 abr 10];6(2):107-116. Available from: http://dx.doi.org/10.1007/s13753-015-0052-7.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
To access the DECLARATION AND TRANSFER OF COPYRIGHT AUTHOR’S DECLARATION AND COPYRIGHT LICENSE click here.
Ethical Guidelines for Journal Publication
The Ciência e Natura journal is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review Articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The Authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding Author should ensure that there is a full consensus of all Co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An Editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the Author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviewers should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that Authors can use them for improving the paper. Any selected Reviewer who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the Editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.