Interfaces entre a política nacional de proteção e defesa civil e a política nacional de educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X43612

Palavras-chave:

Prevenção, Desastres, Políticas Públicas

Resumo


As políticas públicas refletidas como propostas do governo para solucionar problemas públicos. A sinergia entre distintas políticas públicas pode viabilizar a efetividade das soluções. Portanto, existem grandes desafios para o estabelecimento de interfaces entre políticas públicas. Assim, este trabalho objetivou analisar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e propor diretrizes para sua integração. Os resultados desse estudo demonstram que o PNPDEC e o PNEA apresentam alto potencial de sinergia e integração. Portanto, para efetivar ambientes como políticas públicas, sugere-se a criação de programas definidores de métodos e mecanismos para gerenciamento de riscos e desastres na educação formal e não formal permanente. Sugira que você integre os diversos atores sociais que compõem a sociedade contribuindo para ampliar o conhecimento sobre prevenção, mitigação e preparação para desastres, bem como noções de desenvolvimento sustentável. Portanto, a consolidação dessas duas políticas públicas pode viabilizar a responsabilidade compartilhada entre o poder público e os cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Regina Coutinho da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais

Masato Kobiyama, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH

Franciele Maria Vanelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH

Referências

ALMEIDA, PEG de. A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil: os desastres como problema político. In: Anais Seminário Internacional de Ciência Política [Internet]; 2015 set 9-11; Porto Alegre, Brasil. 2015 [cited in 2020 abr 10]. Available from: https://www.ufrgs.br/sicp.

AUSTRALIAN INSTITUTE FOR DISASTER RESILIENCE [Internet]. East Melbourne. [cited 2020 abr 10]. What is disaster resilience education (DRE)? Education for young people. Available from: https://www.schools.aidr.org.au /disaster-resilience-education/what-is-dre/.

AZEVEDO, LV, COSTA, DRTR; SANTOS, JR. Política Nacional de Educação Ambiental: Análise de sua aplicação em Projetos de Pesquisa e Extensão de Instituições Públicas de Ensino. Ciência e Natura [Internet]. 2017 [cited 2020 abr 10]39(3):701-722. Available from: http://dx.doi.org/10.5902/2179460x27105.

BACK, AG. Política Nacional de Proteção e Defesa Civil: Avanços e limites na prevenção de desastres. Revista Agenda Política. 2016 [cited 2020 abr 10]4(1):85-111, jan-abr/2016.

BARBOSA, LC. Políticas Públicas de Educação Ambiental numa Sociedade de Risco. Tendências e Desafios no Brasil. In: IV Encontro Nacional da Anppas [Internet]; 2008 jun 4-6; Brasília, Brasil. 2008 [cited in 2020 abr 10].

BIRKLAND, T. Policy process theory and natural hazards. In: Oxford Research Encyclopedia of Natural Hazard Science. 2016. Available from: http:dx.doi.org/10.1093/acrefore/9780199389407.013.75.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 5 DE OUTUBRO DE 1988. Diário Oficial da União (Brasília). 1988 out 5. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm.

DA-SILVA-ROSA, T, MENDONÇA, MB, MONTEIRO, TG, SOUZA, RM de, LUCENA, R. A Educação Ambiental como estratégias para a redução de riscos socioambientais.Ambiente &Sociedade [Internet]. 2015[cited 2020 abr 10];18(3):211-230. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422ASOC1099V1832015.

DULAC, VF, KOBIYAMA, M. Interfaces entre políticas relacionadas a estratégias para redução de riscos de desastres: recursos hídricos, proteção e defesa civil e saneamento. Revista de Gestão de Água da América Latina [Internet]. 2017[cited 2020 abr 10]14(e10). Available from: www.lume.ufrgs.br/handle/10183/184461.

ESTRATÉGIA ODS. O que são os ODS? [Internet]. [Cited 2020 abr 14]. Available from: http://www.estrategiaods.org.br/.

FACCHETTI, AR, SÉGUIN, E, KLIGERMAN, DC, COHEN, SC. Possíveis contribuições da integração das políticas públicas brasileiras à redução de desastres. Saúde debate [Internet] 2017. [Cited 2020 abr 10]41(2):39-49. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000600039&lng=pt&nrm=iso.

FURTADO, JD. Os caminhos da educação ambiental nos espaços formais de ensino-aprendizagem: qual o papel da Política Nacional de Educação Ambiental? Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental [Internet]. 2009 [cited 2020 abr 10];22. Available from: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2830.

LAYRARGUES, PP. Democracia e Arquitetura do Poder na Política Nacional de Educação Ambiental. Ambiente & Educação Revista de Educação Ambiental [Internet]. 2009 [cited 2020 abr 10]14(1). Available from: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1135/0.

LEI Nº 12.608 DE 10 DE ABRIL DE 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres; altera as Leis nº 12.340, de 1º de dezembro de 2010, 10.257, de 10 de julho de 2001, 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.239, de 4 de outubro de 1991, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996; e dá outras providências. Diário Oficial da União (Brasília). 2012 Abr 10. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12608.htm.

LEI Nº 13.415 DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União (Brasília), 2017 fev 16. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm.

LEI Nº 9.394 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União (Brasília), 1996 dez 20. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm.

LEI Nº 9.795 DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União (Brasília), 1999 abr 27. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm.

MACHADO, JT. Educação ambiental: um estudo sobre a ambientalização do cotidiano escolar [thesis]. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”; 2014. 245p.

MANYENAM, SB. The concept of resilience revisited. Disasters, 30(4): 433−450.2006. Available from: https://doi.org/10.1111/j.0361-3666.2006.00331.x.

MÖNTERA, L, OTTO, K-H. The concept of disasters in Geography Education. Journal of Geography in Higher Education, 42(2), 205–219, 2018. Available from: https://doi.org/10.1080/03098265.2017.1339266.

MUTTARAK, R, LUTZ, W. Is education a key to reducing vulnerability to natural disasters and hence unavoidable climate change? Ecology and Society [Internet]. 2014 [cited 2020 abr 10];19(1):42. Available from: http://dx.doi.org/10.5751/ES-06476-190142.

NOVICK, V, SOUZA, DBD. Políticas públicas de educação ambiental e a atuação dos conselhos de meio ambiente no Brasil: perspectivas e desafios. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [Internet]. 2010 [cited 2020 abr 10];18( 69):711-736. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362010000400004&lng=en&nrm=iso.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA e FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA INFÂNCIA. Redução de Riscos de Desastres nos Currículos Escolares. Estudo de Caso de Trinta Países [Internet]. Genebra: UNICEF e França: UNESCO; 2012 [Cited 2020 abr 10]. Available from: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000220517.

PETAL, MA, IZADKHAH, YO. Concept Note: Formal and Informal Education for Disaster Risk Reduction: A contribution from Risk RED for the International Conference on School Safety. [Internet]. 2008 [cited 2020 abr 10]. Available from: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.371.284.

RIBAS, LC, LEMOS SV, ANÁSTÁCIO, LBA. Bases para Políticas de Educação Ambiental no Brasil: Perspectiva Histórico-Cronológica. Pedagogia em Foco [Internet]. 2016 [cited 2020 abr 10];11(5):120-135. Available from: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/174.

RODRIGUES, TA. Estratégia Internacional de Redução de Desastres. Revista Territorium [Internet] 2010 [cited 2020 abr 10]17. Available from: https://digitalis.uc.pt/pt-pt/artigo/estrat%C3%A9gia_internacional_de_redu%C3%A7%C3%A3o_de_desastres.

SAITO, CH. As mútuas interfaces entre projetos e ações de educação ambiental e de gestão de recursos hídricos: subsídios para políticas de estado. Ambiente e sociedade [Internet]. 2011 [cited 2020 abr 10];14(1): 213-227, jun. 2011 . Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X2011000100012&lng=en&nrm=iso.

SORRENTINO, M, TRAJBER, R, MENDONÇA, P, JUNIOR, LAF. Educação Ambiental como Política Pública. Educação e Pesquisa [Internet]. 2005 [cited 2020 abr 10];31(2):285-299. Available from: www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a10v31n2.pdf.

SULAIMAN, SN; JACOBI, PR. Os desafios e potencialidades da articulação entre educação ambiental e prevenção de desastres naturais no Brasil. In: 36ª Reunião Nacional da ANPED [Internet]; 2013 29 set. - 02 out.; Goiás, Brasil. 2013 [cited 2020 abr 10]. Available from: www.anped.org.br/sites/default/files/gt22_3060_texto.pdf.

UNISDR. [Cited 2020 abr 10]. Marco de Sendai para la Reducción del Riesgo de Desastres 2015-2030. Available from: https://www.preventionweb.net/sendai-framework/sendai-framework-for-drr.

UNISDR. Marco de Acción de Hyogo para 2005-2015. Aumento de la resiliencia de las naciones y las comunidades ante los desastres. Kobe (Japão): Conferencia mundial sobre la reducción de los desastres, 2015. 25p. Available from: www.eird.org/cdmah/contenido/hyogo-framework-spanish.pdf.

UNISDR. [Cited 2020 abr 10]. Worldwide Initiative for Safe Schools. Available from: https://www.unisdr.org/we/campaign/wiss.

VENDRUSCOLO, S, KOBIYAMA, M. Interfaces entre a Política Nacional de Recursos Hídricos e a Política Nacional de Defesa Civil, com relação aos desastres hidrológicos, no Brasil. In: Jornadas Internacionales sobre Gestión Del Riesgo de Inundaciones y Deslizamientos de Laderas [Internet]; 2007; São Carlos, Brasil. 2007 [cited 2020 abr 10]. Available from: www.labhidro.ufsc.br/Artigos/prohimet0507.pdf.

VIANA, RG, SAMPAIO, DR, ARAGÃO, RF. Reflexões sobre a política nacional de educação ambiental como ferramenta de preservação do meio ambiente [Internet]. Jus Navigandi; 2016 set [cited 2020 abr 10]. Available from: https://jus.com.br/artigos/52317/reflexoes-sobre-a-politica-nacional-de-educacao-ambiental-como-ferramenta-de-preservacao-do-meio-ambiente.

VIEIRA, R, MÜLLER, GCK, MARCHI, TL. Projeto “Defesa Civil na Escola”: uma avaliação desta ação na educação ambiental para gestão de riscos de desastres naturais em Blumenau/SC. Revista de Estudos Ambientais [Internet]. 2017 nov 20 [cited 2020 abr 10];19(1):44-60. Available from: http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2017v19n1p44-60

WEICHSELGARTNER, J, PIGEON, P. The role of knowledge in disaster risk reduction. International Journal of Disaster Risk Science [Internet]. 2015 nov [cited 2020 abr 10];6(2):107-116. Available from: http://dx.doi.org/10.1007/s13753-015-0052-7.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva, A. R. C. da, Kobiyama, M., & Vanelli, F. M. (2021). Interfaces entre a política nacional de proteção e defesa civil e a política nacional de educação ambiental. Ciência E Natura, 43, e60. https://doi.org/10.5902/2179460X43612

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)