Análise dos Resíduos Sólidos Industriais Perigosos no Município de Panambi, RS

Fernanda Sampaio, Mauro Kumpfer Werlang

Abstract


A pesquisa teve como objetivo identificar a quantidade e tipos de resíduos sólidos industriais gerados em 2010, nas indústrias do setor metal mecânico; investigar e caracterizar o acondicionamento, armazenamento, transporte, destinação final dos resíduos e, verificar a existência de programas de gerenciamento de resíduos e de educação ambiental. Os procedimentos utilizados foram entrevistas, análise documental de planilhas do Sistema de Gerenciamento e Controle de Resíduos Sólidos Industriais-SIGECORS enviadas à FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). Os principais resíduos gerados são o lodo perigoso, resíduos têxteis contaminados e outros resíduos perigosos de processo. Com exceção de apenas um tipo de resíduo, os demais são enviados para tratamento final em empresas recicladoras. Em relação ao transporte desses resíduos sólidos perigosos, uma indústria utiliza-se de maneira incorreta no transporte para envio à destinação final do resíduo. Duas das indústrias oferecem atividades de educação ambiental, as demais, apenas normas de conduta dentro da empresa e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos está sendo elaborado em duas indústrias pesquisadas.

Keywords


Indústria; Meio Ambiente; Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

References


INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA–IBGE. Disponível em

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. CIDADES: Rio Grande do Sul. Disponível em

FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - FEPAM. Disponível em

GUARIENTI, A. (2008). Perspectivas do setor metal-mecânico na região de Panambi,RS. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. (1986) Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU: São Paulo.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. (2010) Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. Atlas: São Paulo.

MARTINELLI, Marcello. (2006) Mapas da geografia e cartografia temática. 3.ed. Contexto: São Paulo.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Resolução nº 307, de 05 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Disponível em http://www.mma.gov.br/port/conama Acesso em: 19 jun.2011




DOI: https://doi.org/10.5902/2179460X21634

Copyright (c) 2016 Ciência e Natura



Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.