A reescrita no processo de produção textual: respostas a bilhetes orientadores na educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849225510

Palabras clave:

Processo de produção textual, Bilhete orientador, Formas de Resposta, Reescrita

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar textos produzidos por alunos do ensino fundamental em resposta a bilhetes orientadores fornecidos como feedback no processo de produção de narrativas. São analisados cinco textos e suas respectivas versões, acompanhadas de bilhetes orientadores elaborados para auxiliar a reescrita de cada versão. Os procedimentos de análise foram: a) leitura da proposta de produção textual, da primeira versão do texto, do primeiro bilhete orientador e da segunda versão do texto; b) análise dos textos reescritos pelos alunos para identificação das respostas aos bilhetes orientadores nas categorias apresentadas por Penteado e Mesko (2006) e ampliadas por Gerhardt et al. (2013); c) análise dos dados obtidos. Os resultados apontam um índice expressivo de reelaborações de aspectos apontados nos bilhetes orientadores.

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Biografía del autor/a

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria 

Carla Carine Gerhardt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Linguística pela UFSM e Professora Substituta do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da UFSM

Letícia Oliveira de Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2017-01-06

Cómo citar

Fuzer, C., Gerhardt, C. C., & Lima, L. O. de. (2017). A reescrita no processo de produção textual: respostas a bilhetes orientadores na educação básica. Linguagens & Cidadania, 17(1). https://doi.org/10.5902/1516849225510

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