Do sagrado ao profano: representações visuais para a mulher na capa do livro Doidas e Santas, de Martha Medeiros
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849222438Palavras-chave:
Gramática do Design Visual, Representação, MulherResumo
Tendo em vista os pressupostos teóricos da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006) e as noções sistemáticas da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), este trabalho tem como objetivo analisar, a partir das funções de representação e de interação visual, a linguagem não verbal usada para manifestar representações para a mulher, na capa do livro “Doidas e santas”, de Martha Medeiros. O primeiro passo da análise consiste na identificação dos participantes representados na imagem. O segundo passo busca analisar os significados representacionais. O terceiro passo, por sua vez, consiste na análise dos significados interacionais entre o participante representado e o espectador. O último passo busca verificar as representações manifestadas visualmente para a mulher partindo da interpretação dos resultados obtidos. A análise da linguagem visual evidenciou, quanto aos significados representacionais, que a imagem configura-se como uma estrutura conceitual complexa, e, quanto aos significados interativos, caracteriza-se como demanda.Downloads
Referências
HALLIDAY, M. A.K. An Introduction to Functional Grammar. 2 ed. London: Edward Arnold,1994.
HALLIDAY, M. A.K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to functional grammar. London: Arnold, 2004.
LIMA, L. O. Formas de representação sobre a mulher em crônicas do livro Doidas e Santas de Martha Medeiros. Projeto de Pesquisa Registro no GAP/CAL 034532. Santa Maria: CAL, UFSM, 2013.
KRES, G.; van LEEUWEN, T. Reading images. 2. ed. London: Routledge, 2006.
MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.
MELONI, M. A fetichização da Imagem da Mulher. OPUS CORPUS Antropologia das Aparências Corporais. Disponível em: <http://www.each.usp.br/opuscorpus/PDF/t1p1.pdf>. Acesso em: out. 2013.
NASCIMENTO, R.; BEZERRA, F.; HEBERLE, V. Multiletramentos: iniciação à analise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 529-552, 2011.
PETERMANN, J. Publicidade Bom Bril: o segredo do sucesso. 2006. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras)– Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.
SEGATO, M., C. Narrativa de autoria feminina na pós-modernidade: a representação da identidade feminina em Divã, de Martha Medeiros. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS, 7. 2013, Foz do Iguaçu. Anais artigo. Foz do Iguaçu: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2013, p.187-205.