Do sagrado ao profano: representações visuais para a mulher na capa do livro Doidas e Santas, de Martha Medeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222438

Palavras-chave:

Gramática do Design Visual, Representação, Mulher

Resumo

Tendo em vista os pressupostos teóricos da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006) e as noções sistemáticas da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), este trabalho tem como objetivo analisar, a partir das funções de representação e de interação visual, a linguagem não verbal usada para manifestar representações para a mulher, na capa do livro “Doidas e santas”, de Martha Medeiros. O primeiro passo da análise consiste na identificação dos participantes representados na imagem. O segundo passo busca analisar os significados representacionais. O terceiro passo, por sua vez, consiste na análise dos significados interacionais entre o participante representado e o espectador. O último passo busca verificar as representações manifestadas visualmente para a mulher partindo da interpretação dos resultados obtidos. A análise da linguagem visual evidenciou, quanto aos significados representacionais, que a imagem configura-se como uma estrutura conceitual complexa, e, quanto aos significados interativos, caracteriza-se como demanda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Oliveira de Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Amanda Canterle Bochett, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria

Angela Maria Rossi, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Daniela Leite Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Estudos Linguísticos (2018) pela Universidade Federal de Santa Maria

Referências

HALLIDAY, M. A.K. An Introduction to Functional Grammar. 2 ed. London: Edward Arnold,1994.

HALLIDAY, M. A.K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to functional grammar. London: Arnold, 2004.

LIMA, L. O. Formas de representação sobre a mulher em crônicas do livro Doidas e Santas de Martha Medeiros. Projeto de Pesquisa Registro no GAP/CAL 034532. Santa Maria: CAL, UFSM, 2013.

KRES, G.; van LEEUWEN, T. Reading images. 2. ed. London: Routledge, 2006.

MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.

MELONI, M. A fetichização da Imagem da Mulher. OPUS CORPUS Antropologia das Aparências Corporais. Disponível em: <http://www.each.usp.br/opuscorpus/PDF/t1p1.pdf>. Acesso em: out. 2013.

NASCIMENTO, R.; BEZERRA, F.; HEBERLE, V. Multiletramentos: iniciação à analise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 529-552, 2011.

PETERMANN, J. Publicidade Bom Bril: o segredo do sucesso. 2006. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras)– Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

SEGATO, M., C. Narrativa de autoria feminina na pós-modernidade: a representação da identidade feminina em Divã, de Martha Medeiros. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS, 7. 2013, Foz do Iguaçu. Anais artigo. Foz do Iguaçu: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2013, p.187-205.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

Lima, L. O. de, Bochett, A. C., Rossi, A. M., & Rodrigues, D. L. (2016). Do sagrado ao profano: representações visuais para a mulher na capa do livro Doidas e Santas, de Martha Medeiros. Linguagens & Cidadania, 16(1). https://doi.org/10.5902/1516849222438