Pesquisa-ação e paradigma indiciário: construindo aproximações

Authors

  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana Pessolano Colégio Estadual Tancredo Neves
  • Ayrton Rodrigues Reis Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231490

Keywords:

Pesquisa-ação

Abstract

Pesquisa-ação e paradigma indiciário: construindo aproximações

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e Pós-Doutorado em Linguística de Corpus pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Aposentou-se em 2016 como professor titular- pós-doutor do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria-RS. 

Juliana Pessolano, Colégio Estadual Tancredo Neves

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria(2000) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Sinodal Barão do Rio Branco(1995). Atualmente é professora do Colégio Estadual Tancredo Neves.

Ayrton Rodrigues Reis, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Letras, Licenciatura Plena - Português - Francês, com respectivas Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2003).

References

BACHA, Maria de Lourdes. A teoria da investigação de C. S. Peirce. São Paulo, PUC, Dissertação de Mestrado, 1997.

BALDINO, Roberto Ribeiro. & CABRAL, Tânia C. Baptista. Os quatro discursos de Lacan e o teorema fundamental do cálculo. 2º Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, FURB, Blumenau, SC, 17 a 22 de julho de 1994.

CARR, Wilfred & KEMMIS, Stephen. Becoming critical: education, knowledge and action research. Deakin University Press, 1986.

DOR, Joël. Introdução à leitura de Lacan. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

DUARTE, Cristiane. Uma análise de procedimentos de leitura baseada no paradigma indiciário. Campinas, Unicamp, Dissertação de Mestrado, 1998.

ECO, Umberto & SEBEOK, Thomas A. (orgs.) O signo de três. São Paulo: Perspectiva, 1991.

GINZBURG, Carlo. "Sinais: raízes de um paradigma indiciário". In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PÉREZ-GOMES, A. "O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo". In: NÓVOA, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PORLÁN, Rafael & MARTÌN, José. El diario del profesor. Sevilha, Diada,1997.

RICHTER, Marcos Gustavo. "Aspectos cognitivos da investigação-ação educacional". In: MION, R. A. & SAITO, C. H. (orgs.) Investigação-ação: mudando o trabalho de formar professores. Ponta Grossa: Gráfica Planeta, 2001.

SERRANO, Maria Gloria Perez. Investigación-acción: aplicaciones al campo social y educativo. Madrid: Dykinson, 1990.

Published

2018-03-11

How to Cite

Richter, M. G., Pessolano, J., & Reis, A. R. (2018). Pesquisa-ação e paradigma indiciário: construindo aproximações. Linguagens & Cidadania, 4(1). https://doi.org/10.5902/1516849231490

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.