Formação de professores e o ensino de leitura crítica de gêneros

Autores

  • Marcia Juliana Dias de Aguiar Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229196

Palavras-chave:

Formação de professores, Leitura crítica, Gêneros

Resumo

Ao se considerar o contexto de ensino, é relevante prestar atenção ao modo pelo qual os professores desenvolvem suas aulas. De fato, as aulas são uma conseqüência  do modo como eles concebem as teorias de ensino e aplicam-nas em sala de aula. O objetivo deste estudo é fornecer uma visão simplificada sobre a pesquisa-ação e o processo de formação dos professores. Além disso, faz-se necessário enfatizar o uso de gêneros no ambiente de sala de aula, baseando-se numa perspectiva crítica de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Juliana Dias de Aguiar, Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul

Possui graduação em LETRAS- Habilitação Português e Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); Mestrado em Letras- Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2005); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2010); Especialista em Língua Portuguesa com ênfase em Multiletramentos pela Universidade Gama Filho-RJ(2013). Atualmente, atua nas disciplinas de Português, Inglês e Literatura no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. 

Referências

BAKHTIN, Mikail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BURNS, Anne. Collaborative Action Research for english Language Teachers.Cambridge University Press, 1999.

CRISTÓVÃO,V.L.L. Modelo didático de gênero como instrumento para formação de professores. In J.L. Meurer, D. Motta-roth (orgs.): Gêneros textuais. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

KOCH, I.G.V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez,2002

MOTTA-ROTH, Désirée. Leitura em Língua Estrangeira na escola. Santa Maria: UFSM, PROGRAD, COPERVES, CAL, 1998.

NUNAN, David. Designing Tasks for the Communicative Classroom. Cambridge University Press,1989.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do Português e Interatividade. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.

WALLACE, Catherine. Critical Literacy Awareness in the EFL Classroom. In: N. Fairclough. Critical Language Awareness. Longman, 1996.

Downloads

Publicado

2017-09-24

Como Citar

Aguiar, M. J. D. de. (2017). Formação de professores e o ensino de leitura crítica de gêneros. Linguagens & Cidadania, 5(1). https://doi.org/10.5902/1516849229196