Interculturalismo e competência comunicativa no ensino de LE

Autores

  • Ângela L. F. Ferreira
  • Márcia Juliana Dias de Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228960

Palavras-chave:

Interculturalismo, Competência comunicativa, LE

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar alguns aspectos referentes à teoria intercultural no que se refere ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos no contexto de ensino de Língua Estrangeira. Na verdade, busca-se aprimorar o ensino da língua-alvo no sentido de evidenciar os aspectos implícitos de cada cultura através de discussões culturais que possam realçar os contrastes, buscando a superação de mal entendidos e estereótipos negativos. Para isso, utilizamos a teoria de Ratner (1995), Celentin & Serragioto, Zorzi (1996) como suporte principal para o trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Juliana Dias de Aguiar

Possui graduação em LETRAS- Habilitação Português e Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); Mestrado em Letras- Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2005); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2010); Especialista em Língua Portuguesa com ênfase em Multiletramentos pela Universidade Gama Filho-RJ(2013). Atualmente, atua nas disciplinas de Português, Inglês e Literatura no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul

Referências

ALPTEKIN, Cem. Target-language culture in EFL materials. In: HEDGE, Tricia &

WHITNEY, Norman. Power, Pedagogy & Practice. Oxford University Press, 1996.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CELENTINI, Paola; SERRAGIOTTO, Graziano. II fattore Culturale

nell’Insegnamento della Língua. Disponível em:

www.irre.toscana.it/italiano_12/materiali/rete.htm

D’ANDRADE, Roy. A folk model of the mind. In: QUINN, Naomi & HOLLAND,

Dorothy. Cultural Models in Lnaguage and Thought. Cambridge University Press,

GEE, James. An introduction to Discourse Analysis:Theory and Method.

Routledge, 1999.

KRAMSCH, Claire. Language and Culture. Oxford University Press., 1998.

MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-feita: repensar a reforma, reformar o

pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

RATNER, Carl. A Psicologia Sócio-Histórica de Vygostky: Aplicações

Contemporâneas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

ZORZI, Daniela. Dalla Competenza Comunicativa allá competenza comunicativa

interculturale. In Babylonia 2:1996, 46-52.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Ferreira, Ângela L. F., & Aguiar, M. J. D. de. (2017). Interculturalismo e competência comunicativa no ensino de LE. Linguagens & Cidadania, 6(1). https://doi.org/10.5902/1516849228960